sábado, 25 de junho de 2022

O Padre Rho: disparo milagroso ou científico?

Em mais um post que evoca os 400 anos passados sobre a derrota dos holandeses na tentativa de invasão e ocupação de Macau, escolhi falar do Padre Giacomo Rhó, tido como o autor do disparo - da ainda inacabada Fortaleza do Monte* - da bala de canhão que deitou por terra as pretensões holandesas ao atingir um barril de pólvora do inimigo - cujos navios estavam ancorados entre a zona de S. Francisco e a praia de Cacilhas - sucedendo-se inúmeras explosões já que outros barris se seguiram.
Giacomo Rho S.J. (1598-1638), padre jesuíta italiano, acabado de chagar a Macau em 1622, oriundo de Goa, ficou para a história ficou como tendo sido guiado por intervenção divina.  Teve ainda o auxílio de outro padre, o espanhol Burri. Mas na verdade ele era matemático e astrónomo, conhecimentos que por certo ajudaram e lhe deram alguma experiência na ciência dos projécteis o que acabaria por se revelar muito útil no uso da artilharia na defesa de Macau. Recorde-se que na época não era incomum que os padres estivessem envolvidos de forma activa nas artes da guerra
Herói da denominada Batalha de Macau, o padre Rho - de nome chinês Luo Yagu (羅雅谷)  - tornou-se proficiente na língua chinesa e foi convocado para a corte imperial em Pequim, onde trabalhou para o imperador na elaboração do calendário chinês, de 1631 até sua morte em Pequim em 1638. 
Ele e outro padre jesuíta alemão, Johann Adam Schall von Bell (numa ilustração acima do séc. 17, e que também participou na Batalha de Macau), radicado em Pequim desde 1630, recorreram à matemática moderna para reformar o calendário astronómico chinês. Treinaram o Conselho de Matemática da Corte Imperial em astronomia, aritmética, geometria, tendo para o efeito combatido as superstições chinesas tradicionais e a desconfiança em relação à ciência europeia.
São apenas dois exemplos numa época de ouro para os missionários jesuítas na China, sendo amplamente respeitados na corte imperial de Pequim e com várias obras publicadas.
Sugestão de leitura:
"Las Varillas de Napier en China. Giacomo Rho, S. J. (1592-1638) y su trabajo como matemático y astrónomo en Beijing", de José Antonio Cervera Jiménez, México, 2007
* só ficou pronta em 1626

Sem comentários:

Enviar um comentário