quinta-feira, 23 de junho de 2022

A vitória sobre os holandeses em 1622

A 24 de Junho de 1622 - há 400 anos - os invaso­res holandeses foram repelidos e derrotados em mais uma tentativa de invasão (a primeira foi em 1601), abandonando de vez as intenções de tomar o controlo de Macau. Ambicionavam o lucro do co­mércio com o Japão que dependia da quantidade de seda chinesa dis­ponível, e cujo monopólio Macau detinha.
A armada holandesa (14 navios) chegou no dia 21. Os bombardeamentos começaram a 23 e a batalha/invasão terminaria a 24, dia de São João Bap­tista. O investigador Austin Coates relatou assim os acontecimentos.
Ilustração da invasão da autoria de Johan Nieuhof datada de 1665.


(…) a escassa população de Ma­cau – leigos e clérigos, homens livres e escravos – ergueu-se para a defender. Os Jesuítas rapida­mente desalojaram os canhões dos seus postigos originais, po­sicionando-os ao longo da mu­ralha norte do seu seminário-for­taleza. Refira-se a propósito que os padres jesuítas eram peritos em balística, habituados que es­tavam a lidar com a corte de Pe­quim (…).
Neste embate brutal era grande a escassez de armas e homens que as manejassem, especial­mente numa ocasião em que a defesa mais eficaz residia na in­tensidade e na frequência do fogo de artilharia. Mas tal deficiência veio a ser compensada pela pon­taria certeira de um padre-sol­dado. De facto, quando o inimigo se acercava já do sopé do Monte, o padre Rho começou a disparar o seu canhão, cujas balas caíram certeiras sobre os carroções que transportavam a pólvora da força holandesa, que rebentaram com estrondosa explosão. (…)
O grito de batalha lusitano, “Por Sant’Iago!”, brotou a certa altura de um qualquer peito, sendo um segundo depois gritado em unís­sono por todas as gargantas, como em uníssono avançou a multidão, inspirada por uma força comum, caindo de todos os lados sobre o invasor holandês. (…) A coberto da mais intensa fuzilaria, a vanguarda portuguesa enfren­tava já o inimigo em luta corpo a corpo. (…) O comandante da força invasora foi o primeiro a cair, após o que o resto das tropas holandesas, perdendo de vista o seu líder, vacilaram por completo. Momentos depois, tomados de pânico, batiam em retirada, des­fazendo-se das armas, acossados pelos macaenses, que os perse­guiam pelos campos trespas­sando com as espadas tantos quantos podiam. Uma mulher afri­cana, vestida de homem, matou dois deles com uma forquilha."

O dia da vitória sobre os holandeses viria a tornar-se o Dia de Macau sendo feriado até ao ano de 1999. Actualmente ainda existem várias 'marcas' que assinalam a data.

Sem comentários:

Enviar um comentário