quinta-feira, 16 de junho de 2022

Fotografias da Praia Grande: 1860 a 1870

Esta primeira fotografia da autoria de Lai Fong/Afong (1838-1890) é anterior a 1865 já que ainda não se vê o Farol da Guia inaugurado nesse ano. O registo foi efectuado no jardim da residência do norte-americano James Bridges Endicott (1814-1870) localizada na colina da Penha.
Foi em Macau que Endicott viveu a maior parte dos 35 anos que esteve na Ásia. Primeiro como comerciante na empresa Russel Co. (Cantão e Macau) e depois na marinha mercante e construção naval tendo sido proprietário de várias embarcações e director da empresa Hong Kong and Whampoa Dock Co. fundada em 1863. 
J. B. Endicott morreu em Hong Kong em 1870 e está lá enterrado embora exista uma placa memorial no cemitério protestante de Macau.
Nesta foto da autoria de John Thomson tirada no mesmo local, pode ver-se o Grémio Militar em construção pelo que a foto é de 1868/69. O Grémio ficou pronto em 1870.
De ca. de 1870 nesta foto da autoria de Lai Fong/Afong já se pode ver concluído o edifício do Grémio Militar. Com estúdio em Hong Kong este conceituado fotógrafo chinês voltaria a Macau em 1874 para testemunhar os efeitos to tufão que assolou o território nesse ano. 

Curiosidade:
"No dia 23 do corrente mez (Outubro 1866) uma commissão de cavalheiros estrangeiros residentes em Macau presidida por Mr HD Margesson visitou a S Exa o conselheiro Amaral com o fim de se despedir de S Exa louvando os seus bons serviços em prol d'este paiz. Como testemunho de apreço do caracter recto e justo de S Exa os mesmos cavalheiros lhe offereceram uma miniatura trabalhada em prata da torre farol que S Exa fez erigir na fortalesa da Guia. Mr Margesson leu e entregou a S Exa o seguinte adresse que publicamos a pedido d'este cavalheiro e dos mais que fizeram parte do committé." 
Entre os membros do comité estava J. B. Endicott. O Governador era José Rodrigues Coelho do Amaral.
O excerto é retirado do "Boletim do Governo de Macau" de 29 de Outubro de 1866.

Sem comentários:

Enviar um comentário