Info

Provavelmente o maior acervo documental online sobre a História de Macau
Numa palestra em Macau. Abril 2013

Historial do projecto (até Janeiro 2011)
Como parte interessada no tema vou tentar limitar-me aos factos que fazem a história ainda breve do “Macau Antigo”, deixando para outros as críticas e demais considerandos. Apesar do início formal no final de 2008 só em Março de 2009 começou a ser escrito de forma regular e consistente. Desde então dedico-lhe uma média diária de pelo menos uma hora.
A paixão pela história de Macau e as lembranças do território onde vivi grande parte da minha adolescência levaram-me a criar na internet um espaço de partilha que fosse para além da versão mais institucional da história.
Tudo começou com as pesquisas que efectuei para o livro “Liceu de Macau 1893-1999”. O manancial de informação que encontrei era tão rico que não resisti. Como escrevi na altura, o intuito era (e é) muito simples: uma homenagem de um ‘filho da terra’ adoptivo a uma terra ímpar. E para que, principalmente junto dos portugueses de Portugal, a 'imagem' de Macau deixasse de ser a que sempre foi, no meu entendimento: um misto de desconhecimento e desinteresse.
O mote era, também ele, simples: ‘histórias’ que fizeram a História de Macau, do século XVI ao séc. XX, privilegiando a imagem. É esta a viagem virtual proposta que atravessa várias gerações. Feito o convite, para fazer o check-in é só seguir o endereço http://macauantigo.blogspot.com. A 'estadia' é grátis. O check-out será quando bem entender.

Reconhecimento
O tempo foi passando, os conteúdos aumentando e com eles o número de visitantes. Ao fim de apenas seis meses tinha registado mais de 50 mil visitantes. Em Dezembro de 2009 somava 75 mil, em Março de 2010, mais de 100 mil e em Julho era ultrapassada a fasquia dos 150 mil. Em Novembro de 2010 registavam-se mais de 200 mil clic’s e em Janeiro de 2011 eram já 230 mil.
A imprensa de Macau desde o início que acompanhou com atenção o evoluir do projecto e a minha viagem a Macau no Verão de 2009, ainda que com outros propósitos (convite do JTM para apresentação do livro já referido), terá ajudado. Ainda que timidamente começaram a surgir notícias e entrevistas em praticamente todos os jornais que se publicam no território, com destaque para o artigo de fundo publicado em Fevereiro de 2010 na “Revista Macau” nro. 18 ou para a entrevista conduzida por Hélder Fernando na Rádio Macau, em Julho de 2009.
Em Portugal, no início de 2010 recebi o convite do recentemente desaparecido Carlos Pinto Coelho. “Ouvira falar do livro e do blog” e eu enviei-lhe um exemplar. A entrevista fez parte do programa de rádio “Agora Acontece" transmitido em Março em quase uma centena de rádios locais, em Portugal continental, Açores, Madeira, Espanha e... Macau (Rádio Macau).
O projecto ganhou visibilidade e também notoriedade. Em 2010 ‘chegaram’ os primeiros mecenas: desde particulares que preferem manter o anonimato, a instituições como o Museu do Oriente e o Turismo de Macau. Em 2011 juntou-se o Instituto Internacional de Macau. Apoios simbólicos mas que significam reconhecimento e permitem ir mantendo o projecto activo ajudando a suportar os custos inerentes às deslocações a arquivos e bibliotecas e a aquisição de alguns livros e revistas e diversa memorabilia etno-histórica que, de futuro, fará parte de uma outra ideia que pretendo concretizar e que já tem nome “Macau Memorabilia: objectos do quotidiano”.
E, acreditem, o melhor ‘patrocínio’ que posso ter é o dos milhares de leitores – e dos ‘seguidores’ regulares que já são 105 – com as suas palavras de incentivo mas também com correcções ou sugestões.
Conteúdos
Se alguns dos conteúdos do “Macau Antigo” são reproduções de outros autores, há também lugar aos chamados conteúdos próprios, inéditos, quer sejam textos ou imagens. A este propósito recordo alguns entre muitas dezenas de exemplos:
memórias de antigos residentes (dos portugueses aos macaenses na diáspora de cujo passado têm apenas o apelido e uma fotografia que não conseguem identificar), alguém que procura antigos amigos, uma escritora italiana em busca de dados sobre Macau da década de 1940 para o romance que estava a escrever e uma jornalista de Hong Kong que estava a escrever um artigo sobre os macaenses e que, meses mais tarde, de passagem por Lisboa, me telefonou para falarmos melhor e agradecer; alguém que só queria saber onde adquirir um determinado livro, estudantes que para os seus trabalhos buscavam indicações bibliográficas, leitores que corrigiram legendas de imagens ou sugeriam outros temas como conteúdos, filhos da terra que se ausentaram ainda crianças e nunca mais visitaram o local onde nasceram, professores e investigadores que me pedem ajuda neste ou naquele tema, etc.
E ainda macaenses espalhados pela diáspora que procuram saber as origens da família. Recordo de memória dois casos (mas houve mais) de pedidos que chegaram dos EUA e da Austrália. 
São tantos os exemplos que ouso destacar o de dois antigos militares (dos anos 40/50) do século passado, que me cederam fotografias e contaram as suas memórias e o de uma filha de um antigo militar em Macau que, depois da morte do pai não conseguia ‘decifrar’ o álbum de fotografias que ele deixara ‘sem legendas’.
Uma última nota no âmbito dos conteúdos inéditos e exclusivos para referir excertos de filmes dos anos 60, no caso, uma visita do governador Silvério Marques ao Liceu. E ainda o ‘post’ sobre uma reportagem da revista norte-americana “Time Life” em Junho de 1949. Dos dois jornalistas norte-americanos, um já faleceu, Jack Birns, o fotógrafo. Mas Roy Rowan, apesar da idade avançada, concedeu-me uma entrevista. Mas há mais. Muito mais. Ainda por publicar.
Os comentários são um dos grandes alicerces do “Macau Antigo”. São várias centenas, todos com rosto e todos publicados (em cada post) para que cada um faça a sua leitura. Um dos últimos chegou no Natal de 2010... do Japão! (Numa outra página podem ver os comentários mais generalistas que me chegaram via e-mail).
Uma das perguntas que me fazem (agora menos...) com insistência é esta: porquê só até 1999? Acreditem que não é por qualquer saudosismo bacoco. Foi por uma questão de objectividade, de delimitação do objecto de estudo. E depois, a história de Macau a partir do século XXI está ainda a ser 'feita'. É preciso algum distanciamento...
Estatísticas (até Janeiro 2011)
O blog “Macau Antigo” é, muito provavelmente, o maior acervo documental online sobre a História de Macau entre 1557 e 1999. Até agora inclui mais de 2500 post’s (assuntos), quase 10 mil imagens, centenas de depoimentos, imagens e documentos inéditos, mais de uma centena de 'seguidores' e várias centenas de comentários (genéricos e em cada ‘post’).
Todos os dias uma média de 300 pessoas visitam o blog o que ao final do mês totaliza 10 mil clic’s. E os leitores estão espalhados pelos quatro cantos do mundo. De acordo com as estatísticas oficiais do Blogger no top 13 de visualizações de páginas por país estão, por ordem decrescente: Portugal, Brasil, Macau, EUA, Hong Kong, Canadá, Alemanha, Reino Unido, Taiwan, Holanda, Argentina, Angola e Bélgica.


O futuro
Quanto ao futuro do blog “Macau Antigo” espero que continue por muitos e longos anos. Ideias não faltam. Uma das apostas será a recolha de depoimentos de documentos para ajudar a fazer a história do século XX em Macau. 
Em breve espero dar início a um encontro anual, uma espécie de tertúlia, espaço de reflexão e comunhão em torno da história do território. 
Outro dos projectos passa pela recolha etnográfica das marcas do quotidiano de Macau no século XX. Toda a espécie de memorabilia: bilhetes de cinema, cartas, envelopes, postais, recortes de jornais, slides, fotografias, etc.
O tempo passa e desvanece da memória muitos momentos das nossas vidas, mas as palavras e as imagens registadas a cada instante são imortais. É este o grande desígnio deste projecto: perpetuar a História de Macau para as gerações futuras. É pois um regresso ao passado mas com saudades do futuro. Segundo Confúcio "Se queres prever o futuro, estuda o passado."
Agora já sabe. Todos os dias no blog Macau Antigo pode encontrar algo de novo sobre a história de Macau. Encontramo-nos por aqui!
Resta-me agradecer a colaboração de todos e de reiterar o convite feito desde a primeira hora. Enviem as vossas histórias para o endereço macauantigo@gmail.com

Nota: O blog está ainda na plataforma "wordpress" por uma questão de salvaguarda - http://macauantigo.wordpress.com/  - caso surja algum problema com o 'blogspot'. As actualizações são esporádicas. Até Julho de 2011 teve cerca de 16 mil pageviews. A referência principal deverá ser sempre o endereço da plataforma blogspot.
Palestra no IIM a 3.4.2013

 Livraria Portuguesa (Macau): 26.11.2013

Projecto de divulgação sem fins comerciais
Os mecenas suportam parte das despesas inerentes à manutenção técnica e à criação de conteúdos
Caso pretenda reproduzir algum dos conteúdos do blogue sugere-se contacto prévio
Nem todos os conteúdos (texto e imagem) são da autoria do criador do blog
O recurso a conteúdos de outros autores baseia-se no princípio da "utilização razoável" para fins de divulgação
Não obstante o esforço do autor para referenciar sempre a autoria de textos e imagens, podem existir falhas; se as detectar agradece-se o contacto
Caso seja autor de algum conteúdo (texto ou imagem) aqui exposto e que não seja essa a sua vontade,  envie e-mail e os conteúdos serão retirados