domingo, 26 de junho de 2022

"1622 Battle of Macau”, de Konstantin Bessmertny

Para encerrar uma série de posts dedicados aos 400 anos da Batalha de Macau, escolhi uma pintura da autoria de Konstantin Bessmertny - artista russo radicado em Macau há mais de 20 anos - com o título "1622 Battle of Macau". Vejamos o contexto desta batalha...
Ansiosos para controlar o lucrativo comércio entre a China e o Japão dominado pelos portugueses a partir de Macau, no início do século XVII, os holandeses fizeram várias tentativas para invadir Macau em 1601, 1603 e 1607.
Os esforços culminaram com uma invasão em grande escala entre os dias 22 e 24 de Junho de 1622. Dezenas de embarcações dispararam sobre vários alvos em terra e cerca de 800 soldados (sobretudo holandeses mas também japoneses) desembarcaram na praia de Cacilhas.
Em número bastante inferior mas mal armadas e nalguns casos desarmados, uma combinação de soldados portugueses, macaenses, frades dominicanos, padres jesuítas, civis e escravos negros defendeu Macau dos invasores.
Após enfrentar uma resistência inicial, a força holandesa marchou da praia de Cacilhas em direção ao que conhece hoje por Jardim da Vitória (devido à batalha), um descampado onde os holandeses ficaram expostos e ao alcance dos poucos canhões estacionados na Fortaleza do Monte que ainda estava em construção. 
Foi dali que o padre jesuíta Jerónimo Rho fez um disparo que atingiu um barril de pólvora do inimigo causando muitas vítimas e mudando por completamente o rumo dos acontecimentos.
Com poucas munições - devido às sucessivas explosões da pólvora armazenada - e pesadas perdas, as tropas inimigas acabaram por bater em retirada.
Estima-se que cerca de 300 holandeses morreram e apenas um punhado de mortos no lado português.
Com o assentamento de Macau muito recente (1557) este episódio viria a ter um papel decisivo no futuro do território. Estava criado o argumento para iniciar a construção de uma série de fortificações, algo que até então as autoridades chinesas proibiam. A Fortaleza da Guia, por exemplo, seria a primeira nova construção.

Pintura intitulada "1622 Battle of Macau” da autoria de Konstantin Bessmertny. 
 Ao fundo Macau no início do século 17 numa perspectiva da baía da Praia Grande. 

A primeira versão dos acontecimentos, da parte vitoriosa, foi publicada no primeiro aniversário da batalha, em 1623. Intitulava-se "Summa victoria lusitanorum in urbe Amachao contra hereticos Hollandas" e foi escrita pedro padre jesuíta Jerónimo Rodrigues.
Seria traduzida nesse mesmo ano para espanhol - Portugal esteve sob domínio da dinastia filipina entre 1580 e 1640 - com o título "Relacion de la victoria que los Portugueses alcançarom em la ciudad de Macao contra los Olandeses no dia de San Juan Baptista deste anno de 1622."

Sem comentários:

Enviar um comentário