quarta-feira, 1 de junho de 2022

Carta para Nathaniel Russell Sturgis

Carta lacrada de ca. 1836 enviada de Cantão para Macau no navio "Union". Tendo em conta a informação contida, foi enviada por Russel Sturgis, comerciante dos EUA, à mulher. Tal como todos os estrangeiros na época, vivia seis meses em Cantão e os outros seis meses em Macau, onde residia a mulher, Mary G. Sturgis (as mulheres não podiam sequer viajar até Cantão). Tem o carimbo "BOAT OFFICE - 10 Cents - MACAO". Sobre esta "marca postal" em breve publicarei um post.
Nathaniel Russell Sturgis nasceu em 1805 em Boston (EUA). Exerceu advocacia nos primeiros anos da carreira e viajou para Cantão em 1833 a convite do negociador de ópio John Perkins Cushing. Abdicou do nome Nathaniel e viria a ser sócio de várias empresas - Russell & Sturgis Manila; Russell, Sturgis & Co. Cantão; Russell & Co.), e em 1842 tornou-se sócio maioritário. Dois anos depois decidiu regressar aos Estados Unidos. Em 1851 quando já estava de regresso à China fez escala em Londres e na ocasião foi convidado para ser sócio sénior do banco Baring Brothers (1762-1995) e aceitou o convite. Morreu em 1887 em Inglaterra.
Curiosidade: Em Macau, George Chinnery pintou um retrato de Sturgis juntamente com 3 dos 4 filhos, da segunda mulher, Mary Greene Hubbard, que morreu em Manila em 1837. Viria a ter uma terceira mulher.

Sem comentários:

Enviar um comentário