sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Os Irmãos (Leitão) Unidos, Limitada



A 2 de Setembro de 1936 era constituída em Macau a Sociedade "Os Irmãos Unidos, Limitada". A criação da empresa - com escritórios no teatro Capitol na rua de S. Domingos - foi atestada pelo notário Damião Rodrigues e pertencia aos quatro irmãos Leitão*. 
Entre os activos da nova empresa estavam os hotéis Riviera e Majestic**, teatros Capitol e Apollo, Leitaria Macaense e Vacaria Macaense. 
De acordo com um anúncio do início da década de 1921 a Vacaria Macaense tinha sede no nº32 da Rua Central mas as instalações ficavam no Tanque do Mainato
"A Vacaria Macaense é a única leitaria portuguesa existentes nesta cidade, e a única montada à europeia, que a qualquer hora patenteia ao público os seus estábulos, onde o máximo aceio e higiene se impõem a quem os visita."
Na mesma época num anúncio da Leitaria Macaense (ficava no nº6 da Av. Almeida Ribeiro) pode ler-se: 
"Nesta leitaria, a única em Macau onde se usa com o máximo escrúpulo de todos os processos higiénicos e sanitários na manipulação do leite, encontra o público, além do artigo próprio da sua indústria, uma grande variedade de géneros alimentícios, tais como farinhas lácteas, bolachas, biscoitos, frutas e legumes de conserva, chá, café, chocolate, manteiga fresca e de lata, (...) tudo da melhor qualidade e pelos preços mais convidativos."




* uma outra família que nada tem a ver com a "Chácara Leitão"
** o hotel Majestic estava classificado como "semi-europeu"; em 1934 ficava no nº 11 do Largo do Senado; em 1937 era no nº 9 (provavelmente uma reformulação da numeração). Trata-se do edifício denominado Ritz - onde estão os Serviços de Turismo - e que já antes ali tinha instalado um hotel como se pode ver nesta imagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário