"Breve y compendyosa noticia del pasaje de Manila á China del Exmo Señor Don Carlos Thomas Mailard de Tournon, Patryarcha de Antiochia, Cardenal del título de Sta. Sabina en Roma, Comisario y Visitador general apostolico de las misiones de aquel imperio que es de China, de su prisión y de su muerte, que sucedió en Macan el Domingo Pentecostes, 8 de Junio año de MDCCX."
Este documento manuscrito por Juan Antonio de Ondarza Munave e datado de 1710 faz um relato dos trabalhos missionários e do martírio do Cardeal Charles-Thomas Maillard De Tournon que morreu numa prisão de Macau a 8 de Junho de 1710 após uma controvérsia sobre o uso de ritos tradicionais chineses na prática cristã.
Outro relato destes acontecimentos pode ser lido aqui.
O Cardeal de Tournon foi enviado pelo Papa à China em 1701 para resolver a Questão dos Ritos, proibindo os cristãos chineses de praticar ritos ancestrais. Esta decisão opôs-se diretamente às políticas do Imperador Kangxi e aos interesses dos Jesuítas (que defendiam a adaptação cultural). Na viagem fez escala em Manila tendo chegado a Pequim em 1705 onde foi recebido pelo Imperador. que viria a decretar que nenhum europeu residisse na China sem licença especial do imperador e que a ninguém seria concedida sem que primeiro aprovasse os ritos e costumes do celeste Império. Como resultado, Tournon acabou por ser entregue pelas autoridades chinesas aos portugueses em Macau, onde morreu sob custódia, isolado e em condições precárias.
Excerto:
"Breve, y compendiosa noticia de el passage de Manila a China del Illmo y Excmo Sr. Dn. Carlos Thomas Maillard de Tournon Patriarca de Antiochia, Comissario, Visitador Apostolico General de las Missiones de aquel Imperio, y de las otras de Oriente &c. De la execucion de su Comission en dicho Imperio; de su prision, y de su muerte, que sucedió en Macan el Domingo de Pentecostes 8 de Junio de 1710 siendo ya Cardenal de la Santa Iglesia Catholica Romana.
Llegó el Sr. Patriarca de Antiochia al Puerto de Cabite, acompañado de 12 Europeos (siete de los quales eran Missioneros Appcos y los cinco domesticos, y familiares) el dia 22 de Septiembre de 1704 en un Barco llamado Santa Cruz, del Capn Ignacio Marcos morador, y Republicano de Manila, que volvia de la costa de Choromandel. Dicho Sr. Patriarca vino con intento de passar de aqui a China con todo su acompañamiento, porque de la costa no havia podido lograr el passage en derechura a aquel Imperio, en donde devia executar algunas Comissiones por las quales era embiado desde Roma por su Santidad.
El dia 25 del mismo mes pasó de Cabite a Manila, a donde haviendo remitido el dia precedente un Breve de su Santidad al Maestro de Campo Dn Thomas de Endaya... (...)
Al 2 de Abril del mismo año de 1705 llegó el Sr. Patra a la vista de Macan, y sabido por el Pe Fran.co Pinto que era entonces Provincial de la Compañia de la Provincia que llaman de Japon...
...que la mañana siguiente mui temprano con el Pe Antonio Dantas a complimentarle y combidarle a una casa de recreo que tienen alli los Pes. en medio del Rio, que llaman Isla Verde; adonde el dia siguiente le llevaron en su barquinho...
Detuvose en Canton, adonde llegó a los 8. cerca de cinco meses, esperando que los Pes de la Corte dieran noticia de su llegada al Emperador... (...)
Inclui um poema/epitáfio dedicado ao Cardeal, destacando o seu sofrimento na prisão em Macau.
"El Cardenal de Tournon Legado del Padre Santo Murio con grande quebranto En Macan en la Prission. Con mucha disposicion Puso fin à la carrera: Fue su virtud verdadera; Padeció por la Justicia; Y le puso la malicia, En una misera esphera."
Tradução/Adaptação:
Breve e compendiosa notícia da passagem de Manila à China do Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor D. Carlos Tomás Maillard de Tournon, Patriarca de Antioquia, Comissário e Visitador Apostólico Geral das Missões daquele Império [China] e das outras do Oriente &c. Da execução da sua Comissão no dito Império; da sua prisão e da sua morte, que aconteceu em Macau no Domingo de Pentecostes, 8 de Junho de 1710, sendo já Cardeal da Santa Igreja Católica Romana."
A 2 de Abril do mesmo ano de 1705, chegou o Senhor Patriarca à vista de Macau. Sabendo disso o Padre Francisco Pinto, que era então Provincial da Companhia [de Jesus]... veio na manhã seguinte, muito cedo, com o Padre António Dantas para o cumprimentar e convidar para uma casa de recreio que os Padres ali têm no meio do Rio, chamada Ilha Verde.
Para lá o levaram no dia seguinte no seu barquinho... e ali foi cumprimentado pelo Bispo e pelos Capitães Gerais e pessoas mais graves da cidade.
A última página do manuscrito contém um poema que resume o sentimento de injustiça em relação ao seu cativeiro em Macau:
"O Cardeal de Tournon Legado do Santo Padre Morreu com grande sofrimento Em Macau, na Prisão. Com muita prontidão Pôs fim à sua jornada: Foi a sua virtude verdadeira; Padeceu pela Justiça; E a malícia colocou-o Numa mísera condição."


Sem comentários:
Enviar um comentário