Na extremidade da Praia Grande (perto da zona que corresponde ao actual cruzamento da Av. da Praia Grande com a Rua do Campo - Jardim de S. Francisco) Richard Markwick tinha um estabelecimento comercial denominado "Markwick's Tavern" ou "British Tavern".
Relatos de viajantes na época descrevem o estabelecimento como um edifício de dois pisos. No piso térreo funcionava a taberna propriamente dita, o armazém de provisões e o escritório. No piso superior, onde os hóspedes podiam desfrutar da brisa marítima e observar o movimento dos navios na baía, estavam disponíveis quartos.
O médico inglês Charles Toogood Downing passou por Macau em 1836 e segundo ele "o único hotel inglês no local é grande e mantido por um homem chamado Markwick, que tem outro ainda maior em Cantão. A maioria dos visitantes do sexo masculino reúne-se aqui e diverte-se à noite jogando bilhar, à moda russa."
Era o refúgio principal para oficiais, sobrecargas e passageiros que, enquanto não podiam subir o rio até Cantão, aguardavam em Macau o desenrolar dos negócios ou a chegada das monções. Numa época em que não havia serviço oficial de correio, esta taberna funcionava também como posto de correspondência.
| Detalhe de gravura de Thomas Allom (1843) a partir de desenho de outro autor Assinalei a localização da "Markwick's Tavern" |
Da pouca informação que existe sobre Richard sabe-se que era inglês tendo nascido em 1791. Chegou à China acompanhando o pai que era comerciante. Por volta de 1825 demitiu-se da EIC (Companhia Inglesa das Índias Orientais) em Cantão e estabeleceu-se por conta própria.
Em 1830 era sócio da Markwick & Lane, Co. (com Edward Lane), empresa que funcionava como agente da escuna Sylph, que transportava passageiros e correspondência entre Cantão e Macau.
No "A COMPANION TO THE CHINESE KALENDAR FOR THE YEAR OF OUR LORD 1832", impresso em Macau, ficamos a saber a localização da Taberna e também do Armazém:
The TAVERN Macao Mr C MARKWICK. Near the east end of the beach two doors to the right of the Chop hose or Custom house station to which Chinese boats generally pull up.
A TABERNA Macau – Sr. C. MARKWICK Próximo à extremidade leste da praia, duas portas à direita da Chop House (o Hopu - Alfândega), onde os barcos chineses geralmente encostam.
Com esta descrição tão detalhada assinalei na gravura de Thomas Allom - acima - o edifício da Taberna. Aquele mastro com bandeira é o símbolo do Hopu, a alfândega chinesa na Praia Grande.
Vejamos agora a localização do Armazém de acordo com a descrição na obra referida.
The EUROPEAN WAREHOUSE, Macao. Messrs MARKWICK & LANE. On the Franciscan Green at the east and of the beach.
O ARMAZÉM EUROPEU, Macau – Srs. MARKWICK & LANE. No Campo de São Francisco na extremidade leste da praia.
![]() |
| A possível localização do armazém de acordo com a descrição Detalhe de uma pintura ca. 1830 (autor anónimo) |
Com a morte do sócio Edwad Lane em 1831, Richard cria uma empresa em nome próprio em 1833, a Markwick & Co.
Nesta altura já era casado com a macaense Maria Quitéria Ângela Vidal (viúva) com quem teve 3 filhos. Richard morreria vítima de doença prolongada a 30 de Janeiro de 1836. Quem ficou a tomar conta do negócio foi o irmão Charles pelo menos até 1846 quando se mudou para Hong Kong. Morreu em 1857.

Sem comentários:
Enviar um comentário