sábado, 1 de outubro de 2022

Campo de S. Francisco: 1857 e 1862

O Jardim de S. Francisco - o mais antigo de Macau - surgiu no final do século 19. Antes, todo aquele imenso espaço era designado por Campo de S. Francisco.
Sobre o ano de 1857 António Marques Pereira refere nas "Ephemerides" que aquele espaço chegou a ser equacionado para ali ser contruído um teatro: "Nos fins de março a commissão pediu ao governo terreno no campo de S. Francisco, perto da rampa que ahi conduz à entrada do quartel, mas foi lhe indeferida a pretensão offerecendo se lhe a cerca do extinto convento de S. Domingos."
Era no Campo de S. Francisco, por exemplo, que actuava* a "Banda de música do Batalhão de Macao" como atesta este anúncio publicado no Boletim do Governo de Macao em Agosto de 1862.
* esta tradição levou a que muitos anos mais tarde ali se construísse um coreto.

"Às 2 horas da tarde só é que a abonançar e concorrer para tal sem duvida alguma a pequena trovoada que se desenhou e que foi sufficiente para a atmosphera da electricidade que a sobrecarregava. Se a chéia que durante o furacão insultou a Cidade não só pelo lado do mar como pelo lado do rio e que chegou em Sm Francisco (campo) até ao portão do Convento de Sta Clara, na linha da praia grande a entrar dentro dos portaes das cazas, saltando as ondas embravecidas aos batentes dos primeiros andares e que no Rio penetrou algumas jardas pelo littoral dentro durașse algumas horas mais augmentando progressivamente como até alli fizera as desgraças a ennumerar seriam ainda maiores nem calcular se podem ao certo os estragos que nos ficariam a reparar. Muitas cazas destelhadas perda de janellas e varandas tôda a muralha da praia grande, de S. Pedro para léste, completamente derrotada e a meia laranja que a alamêda de S. Francisco fazia na extremidade da Fortaleza desappareceu sem deixar vestigios. A muralha para Oeste de Fortim soffreu menos, porem foi abalada e o Forte teve pequena avaria mais pelos altos do que na baze."
Excerto de uma notícia publicada no "Boletim do Governo de Macao" em  Agosto de 1862 referente a um tufão que assolou o território a 26 de Julho desse ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário