Carlos Montez Melancia nasceu a 21 de Agosto de 1927 em Alpiarça. Licenciado em Engenharia Mecânica e Electrotécnica em Lisboa, trabalhou na Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas (Sorefame) até 1976.
Enquanto político ocupou diversos cargos públicos: secretário de Estado da Indústria Pesada e da Coordenação Económica no I Governo Constitucional, em 1976; Ministro da Indústria e Tecnologia no II Governo Constitucional, em 1978; Ministro do Equipamento Social e Ministro do Mar no IX Governo Constitucional, em 1985, ambos os governos liderados por Mário Soares.
Foi ainda deputado eleito pelo círculo de Leiria nas listas do Partido Socialista, cargo que ocupou antes de ir para Macau - nomeado a 3 de Julho - onde foi governador de 1987 a 1991.
Durante o seu mandato esteve ligado às negociações para a construção do aeroporto, porto de águas profundas, a nova ponte entre Macau e Taipa (a segunda), a ligação de Macau à província de Guangdong, a localização das leis e dos quadros, e a implementação da Declaração Conjunta.
Recorde-se que a 13 de Abril de 1987, os governos de Lisboa e Pequim assinaram a Declaração Conjunta Sino-Portuguesa sobre a Questão de Macau, que previa o ano de 1999 como a data da transferência da administração do território.
A 28 de Setembro de 1990 Carlos Melancia demitiu-se do cargo de governador na sequência do designado Caso do Fax de Macau, que envolvia financiamentos partidários do PS, processo de que Melancia foi ilibado em 2002. A história foi tornada pública pelo jornal "O Independente" a 16 de Fevereiro de 1990.
Sem comentários:
Enviar um comentário