quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Estátua de Jorge Álvares em Freixo de Espada a Cinta

Enquanto o monumento a Jorge Álvares existente em Macau foi inaugurado em 1954 e diz respeito a um navegador, um outro com o mesmo nome foi inaugurado em 1956 em Freixo de Espada a Cinta - também da autoria do escultor Euclides Vaz - mas diz respeito a um rico mercador português que, em 1544, foi ao Japão com Fernão Mendes Pinto e que escreveu "Informação do Japão", a pedido de São Francisco Xavier.
A história destas duas estátuas começa em 1952 aquando da visita do ministro do Ultramar, Sarmento Rodrigues, a Macau. Na altura Sarmento foi agraciado com um automóvel pela Comunidade Chinesa mas o ministro decidiu que se leiloasse o dito automóvel, revertendo o montante auferido para erigir em Macau um monumento ao navegador Jorge Álvares, primeiro europeu a chegar à China.
Segundo consta terá sobrado dinheiro pelo que o governo de Macau contribuiu com um "subsídio monetário" para o monumento de Jorge Álvares, o cronista em Portugal. Esse facto foi lembrado pelo governador Marques Esparteiro, presente na inauguração. Aqui fica um excerto do longo artigo que o Boletim Geral do Ultramar dedicou ao assunto em 1956.



Sem comentários:

Enviar um comentário