quarta-feira, 28 de abril de 2021

"Pequeno reducto proximo do palacio do governo na Praia Grande"

Após os sucessivos ataques dos holandeses ao território nos primeiros anos do século 17 é iniciada a construção do fortim de S . Pedro (logo após 1622) a meio da baía da Praia Grande, junto ao local onde actualmente se encontra a estátua de Jorge Alvares. Estava artilhado e tinha ao centro um mastro "onde em dias de galla é içado o pavilhão real".
Bocarro refere-se a este baluarte em 1635: "Na praya grande está hua plataforma que tem hum terço de canhão de metal que tira bala de dezoito libras de ferro".
As peças da guarnição foram mudando ao longo dos anos. O pintor George Chinnery retratou esta estrutura militar em muitos dos quadros que fez do território, em particular da Praia Grande (dois deles ilustram este post), no período em que viveu em Macau.
"Esteve de visita em Macau esta semana o sr D Heribesto Garcia Quevedo ministro de Ilespanha na China. S. Exa. partiu sabbado para Cantão. Quando o vapor que o conduzia passou em frente da Praia Grande salvou o fortim de S Pedro com quinze tiros." Este excerto é retirado de uma edição de 1870 do Boletim do Governo.
Nos "Apontamentos para a historia de Macau" (1883), J. Gabriel B. Fernandes escreve: "Além das mencionadas fortalezas encontram se mais o fortim de S. Pedro, pequeno reducto proximo do palacio do governo na Praia Grande com 6 peças de artilheria de campanha (...)
O fortim ou baluarte seria demolido ao fim de 3 séculos de existência, em 1934, aquando dos aterros da Praia Grande.

Sem comentários:

Enviar um comentário