domingo, 4 de abril de 2021

Arcas "Made In Macau"

Arca de cânfora (59 x 102 x 53 cm) com decoração embutida em madrepérola "Bambú e Aves". No interior tem a seguinte inscrição: "Fabricadas em Macau - Man Kay & Cia. - Av. Paiva Manso, 45 Lourenço Marques.
Ou seja, trata-se de uma arca feita em Macau e comercializada por uma empresa em Moçambique na década 1950/60. Refira-se que exista no país uma significativa comunidade chinesa ali estabelecida oriunda de Macau.

As arcas de cânfora (e as de teca ou pau rosa), nomeadamente as de entalhe, chegaram a representar uma importante actividade económica em Macau nas décadas de 1950 a 1970. O perfume da madeira e os motivos exóticos eram os grandes atractivos destes produtos sendo habitual os portugueses que passavam pelo território levar consigo uma arca de cânfora no regresso a casa.
Excerto do livro "Pezinhos de Coentrada" de Alice Vieira: 
(...) De vez em quando, a mãe abria a arca de cânfora, trazida em tempos idos pelo avô Fernando, que fizera a tropa em Macau, e suspirava, que pena as coisas estarem a estragar-se (...)"
Esta indústria artesanal chegou a ter um peso importante na economia local entre as décadas de 1940 e 1980 existindo mesmo a Associação de Operários de Malas de Cânfora de Macau. 
Entre os inúmeros fabricantes deste tipo de produtos em Macau, aqui ficam mais 2 exemplos:
"Kin San & Cia. Lda - Malas de Cânfora, Largo de S. Domingos - Macau".
"Hap Vo - Oficina de Mobílias e Malas de Cânfora, Rua da Tercena".

Sem comentários:

Enviar um comentário