sexta-feira, 23 de abril de 2021

Avenida Dr. Oliveira Salazar

A Avenida Dr. Oliveira Salazar (corresponde à actual Avenida da Amizade e Av. Dr. Mário Soares) surgiu na década de 1940 - era chefe de governo em Portugal - sendo o nome da via com maior extensão nos então recentes aterros do Porto Exterior.
Começava na Rua da Praia Grande, em frente do Palácio das Repartições Públicas (o edifício do antigo tribunal já desactivado), e seguia junto à linha de água em toda a extensão dos aterros do Porto Exterior, terminando na Av. do Dr. Francisco Vieira Machado, então ministro das Colónias (perto da Rua dos Pescadores), um topónimo também com origens nos primeiros anos da década de 1940.

Década 1950: corpo motorizado da PSP na Av. da Amizade

Discurso de Salazar a 20 de Outubro de 1949 sobre a subida ao poder do Partido Comunista chinês: 
"(...) Macau não é um exemplo de conquista ou domínio militar; é um padrão do primeiro contacto da Europa com o Oriente, respeitado historicamente como um símbolo de possibilidade de compreensão e de amizade entre raças diferentes. Ali se juntam, ali se fundem, ali cooperam em paz e no respeito mútuo. Não pode prever-se qual o comportamento das novas autoridades nem as suas intenções para o futuro imediato. (...)"

A apreensão na metrópole viria a originar o reforço do contingente militar com cerca de 6 mil elementos entre 1949 e 1950.

Sem comentários:

Enviar um comentário