quarta-feira, 19 de maio de 2021

"A loteria chinesa é diária e feita por método mui singular."

A loteria chinesa é diária e feita por método mui singular. Todos os dias se vende um plano , que consiste em oitenta letras chinesas , impressas num pequeno pedaço de papel , que é ao mesmo tempo o bilhete, o qual o comprador toma pelo valor que prefere, numa certa escala de preços cujo mínimo é de cinco sapecas e combinada também em relação ao número de letras com que quer jogar o comprador, que, no acto da entrega as escolhe e nota com traços encarnados.
Das oitenta letras escolhe a direcção da loteria um número determinado, formando uma sentença ou pensamento para cada extracção diária, que se patenteia ao público. A felicidade do jogador está em se conterem nesta sentença algumas ou todas as letras que notou no bilhete e o prémio está na proporção do maior ou menor número de letras em que se acertou e do custo do bilhete. (...) Este sistema é muito engenhoso; mas de uma complicação incrível, e muito difícil de explicar nos seus pormenores. (...)
O testemunho é de Carlos José Caldeira e remonta a 1850 quando este viveu em Macau.
Memorabilia de 1904 pertencente ao marinheiro Filipe Emílio de Paiva
"Lista geral do PaKaPiu e bilhete do PakaPiu - custa 18 sapecas"
Vae Seng, Chimpupio, Pacapio, Sanpio, Chitam, Poupio, etc... são alguns dos diversos nomes das lotarias chinesas que vigoraram em Macau. As mais antigas são a Vae Seng e Pacapio, remontando a meados do século 19.
Como se pode atestar pelo documento de 1889 (ver em baixo) as receitas obtidas pelo Governo de Macau com a concessão do exclusivo do jogo fan tan e das "loterias chinezas" representavam mais de metade do total dos impostos directos.
A título de exemplo reproduzo um documento sobre a arrematação do exclusivo das lotarias Pacapio, Sanpio e Chimpupio.
A 3 de Abril de 1937 o Governo de Macau anuncia no "Boletim Oficial" que se procederá, pelas 15 horas do dia 15 de Abril de 1937, na sala das arrematações da Repartição Central dos Serviços de Fazenda, "à arrematação do exclusivo das lotarias Pacapio, Sanpio e Chimpupio em Macau, Taipa e Coloane, pelo tempo de 3 anos, a contar de 16 de Maio de 1937". A base de arrematação era de $600.000,00 e a garantia no valor $60.000,00 patacas. A caução desta garantia tinha de ser feita em dinheiro depositado no BNU.
"Os pombos correios. Todos os dias é aberta uma loteria em Macau a que os chinezes chamam pac côp pin, loteria de pomba. Depois da extracção os numeros que tem premios são marcados em pequenos cartões, e estes presos aos pés de pombos que logo que os soltam voam na direcção das aldeias a que pertencem levando a umas familias o triste desengano e a outras a suspirada alegria. É curioso vêr os pombinhos de variadas cores elevarem-se, tomarem differentes direcções, percorrerem leguas e leguas com um assobio entre as azas para que o caçador ouvindo os saiba qual é a missão de que vão encarregados e lhes não faça fogo tomando os por vadios."
Este curioso texto é da autoria de V. C. e foi publicado no "Novo almanach de lembranças Luso-Brazileiro para o anno de 1876".
Venda da lotaria Pou Pio (década 1930)

Excerto de artigo publicado na edição de 15 de Fevereiro de 1856 da "Illustração Luso-Brasileira":
"A licença, ou antes privilegio de estabelecer loteria, é obtido em hasta publica, de ordinario por um só individuo, especie de editor responsavel de companhia ou sociedade encoberta. A loteria é diaria e feita por systema mui diverso dos que se uzam na Europa. Todos os dias se publica um plano que serve tambem de bilhete, contendo oitenta caracteres chinezes. Ha uma escala para o preço dos bilhetes cujo mínimo é de cinco sapecas*. Os premios são calculados na rasão composta do preço escolhido pelo comprador e do numero de caracteres em que quer jogar e que marca com traços encarnados no acto da compra do que toma nota o vendedor.
A direcção da loteria escolhe certo numero de caracteres dos oitenta do plano, de modo que formem uma phrase ou pensamento. A felicidade do jogador está em ter marcado todos ou parte dos caracteres contidos nessa phrase que todos de dias de tarde se patenteia ao publico. N'isto unicamente consiste a extracção da loteria. Os premios são regulados por calculos de progressão muito intrincados e de modo que os jogadores mui poucas probabilidades tem de tirarem premios avultados. O systema é assaz engenhoso mas tão complicado que seria impossível explica-lo completamente."
*Sapeca: Moeda de composição mixta de estanho e cobre similhante na forma e espessura às moedas de 200 réis em Portugal, tendo de mais um buraco quadrado no centro."

Sem comentários:

Enviar um comentário