sábado, 22 de maio de 2021

A Casa das 16 Colunas

A casa das 16 colunas (demolida para dar lugar ao Instituto Salesiano), na rua de S. Lourenço foi desenhada pelo arquitecto macaense José Agostinho Tomás de Aquino (1804-1852), que deixou uma vasta obra de construção, reconstrução e remodelação no território. A freguesia de S. Lourenço foi precisamente onde ele nasceu. Formou-se em Lisboa onde viveu entre 1819 e 1825.

Nas duas imagens acima, um desenho de George Chinnery em 1829 quando o edifício era a sede da Companhia Britânica das Índias Orientais. Nesse ano o comité local da empresa era composto por Sir James Brabazon Urmston, Kt. (Presidente), Francis Hastings Toone, e William Henry Chichely Plowden (daí a legenda "Mr. Plowden's house). Pimenta, chá, algodão, seda e ópio eram os principais produtos comercializados e transportados da China (Cantão) via Macau para o Ocidente.
A rua dá pelo nome chinês de "sâp lôk chu", o que significa dezasseis colunas.
Fotografias ca. 1910: 
a casa à esquerda, poço e escadaria de acesso à Igreja de S. Lourenço, à direita.
Em meados do século 20 o poço já tinha desaparecido
Em baixo aspecto da rua numa imagem do séc. 21
António José da Costa, governador de Macau (1780-1781) foi proprietário da Casa das 16 Colunas. Demolida em 1934 deu lugar em 1936 ao Orfanato Salesiano sendo actualmente o Instituto Salesiano da Imaculada Conceição.

Sem comentários:

Enviar um comentário