sexta-feira, 7 de maio de 2021

O "Relógio da Cidade"

Excerto do Archivo Pittoresco:
Numa das torres da cathedral ha um relogio que se pode chamar monumental porque commemora elevação do senhor D Pedro v ao throno dos maiores. Quando em Macau se festejou este fausto, o bispo D Jeronimo suscitou a lembrança d'uma subscripção para compra e collocação de um relogio que utilisasse a todos os habitantes da cidade porque a cathedral está edificada na parte mais alta da povoação. A idea foi logo acceita e applaudida e em pouco tempo subiu a subscripção a quasi 1 500 patacas ou um conto e quinhenos mil réis. Concorreram com patacas os subditos portuguezes residentes em Cantão e os de Hong Kong com 223 e os habitantes de Macau com o restante.
(...) O relogio foi expressamente feito em Inglaterra pelo acreditado fabricante Thwaites & Reed á vista da planta e perspectiva da torre obsequiosamente e com muito primor tirada pelo macaense C. A. Osorio, que com C. V. da Rocha, depois mui intelligentemenle dirigiu os trabalhos da collocação do mesmo relogio. Foi collocado na torre nos fins do anno passado e devia bater pela primeira vez horas á meia noite de 31 de dezembro, isto é, no solenne momento de começar o novo anno 1858. 
O relogio tem gravada a seguinte inscripcão commemorativa: R.P. V. - AD MDCCCLVII - PME. Ou seja... REGNANTE PETRO V - ANNO DOMINO MDCCCLVII - Populus MACAENSIS EREXIT.
"O plano do accressimo da torre de Santo Agostinho foi ja aprovado e a obra está ajustada. O relogio chegado de Inglaterra é igual em tudo ao da Sé Cathedral com mostradores transparentes que hão de ser illuminados de noite: de sorte que em poucos mezes esperâmos que este melhoramento esteja introduzido na cidade."
A pequena notícia é de uma edição de 1866 do Boletim do Governo de Macau.
Perspectiva do Largo da Sé no início do século 20 e no início do séc. 21

Sem comentários:

Enviar um comentário