quarta-feira, 5 de maio de 2021

Sun Yat-Sen em Macau: Maio de 1912

Sun Yat Sen está ligado a Macau por diversas formas e em diferentes fases da sua vida. Passou por Macau pela primeira vez com 12 anos, em Maio de 1878, para apanhar o barco que o levaria até ao Hawai ao encontro do irmão de seu pai. Em 1892, com 26 anos e terminado o curso de medicina, decide vir estabelecer-se em Macau. Escreverá assim: "Acabado o curso de medicina, comecei a exercer a profissão em Macau e em Cantão. Foi em Macau que iniciei a minha carreira a e a minha vida de revolucionário. Ao longo de vários anos, quando não tinha aulas sempre viajava entre Hong Kong e Macau fazendo propaganda revolucionária sem medo nenhum."
Começa a trabalhar, como médico, no Hospital Kiang Wu. Reside no prédio n.º 19 do Largo do Senado e abre consultório no n.º 48 da Rua de Estalagens, praticando medicina europeia, fundando ainda uma Farmácia chinesa, recentemente restaurada e aberta ao público.
Fundada a República na China, em 1911, sendo ele dos fundadores, Sun Yat Sen, voltaria a Macau em Maio de 1912 onde foi alvo de uma grandiosa recepção. Dessa visita existem pelo menos três registos fotográficos: um no Grémio Militar, outro no hospital Kiang Wu e ainda no Yui Yuen, o Pavilhão Iong Sam Tóng da residência de Lou Kao ou Lou Lim Iok (hoje Jardim Lou Lim Ieoc), onde Sun Iat Sen esteve hospedado duas noites.
Esta última é a imagem acima. Na primeira fila, sentados, à esquerda, podem ver-se Camilo Pessanha e, ao centro da foto, ao lado do Dr. Sun Yat Sen, a mulher do Governador de Macau, e o próprio governador, Álvaro de Melo Machado. Do lado esquerdo do Dr. Sun, a filha mais velha, Sun Wan e Francisco Hermenegildo Fernandes, um dos seus grandes amigos macaenses.
No Grémio Militar a 25 de Maio de 1912

Sem comentários:

Enviar um comentário