terça-feira, 26 de julho de 2022

Primórdios do Rotary Club

A ideia de criar um Rotary​ Club​ em Macau surgiu no final da década de 1930 mas por causa do agudizar da guerra sino-japonesa a ideia foi sendo adiada à espera de melhores dias.
No final da segunda guerra mundial Henrique Nolasco Júnior partiu de Macau e participou numa reunião do Rotary de Hong Kong. Pouco tempo depois, era fundado o Rotary Club de Macau. 
Para além de Henrique, entre o grupo de 36 elementos fundadores contam-se nomes como o advogador Adolfo Aldroado Jorge, o professor Lara Reis e Arthur Woo. A primeira reunião oficial ocorreu a 11 de Janeiro de 1947. Num jantar no restaurante Fat Siu Lau (junto à Rua da Felicidade) são eleitos os primeiros corpos sociais. O clube local viria a ser reconhecido oficialmente pelo Rotary International a 16 de Junho de 1947 com o número 6662 passando a fazer parte do District 57 que incluía ainda as delegações de Hong Kong, Kowloon e Taiwan.
Nas décadas seguintes as reuniões regulares do Rotary Clube de Macau tiveram lugar no Hotel Rivera e o jornal Notícias de Macau publicava sempre com grande destaque o que se passava nesses encontros.

Notícias de Macau: 24 Maio 1951:
notícia sobre reunião semanal do Rotary Club

Actualmente o Rotary Club de Macau actual faz parte do District 3450 que inclui ainda Hong Kong, Mongólia e Cantão.
Um das obras mais significativas dos primeiros anos de actividade foi a abertura da Clínica Lara Reis (actual sede da Cruz Vermelha). Um dos sócios fundadores do Rotary local, Lara Reis deixou em testamento a sua casa, a vivenda Sol Poente (na Av. da República) à Santa Casa da Misericórdia mas seria o Rotary Club a transformar o espaç no primeiro centro e luta anti-cancerosa do Sul da China a 15 de Abril de 1951
O Rotary tem actualmente mais de um milhão de associados e foi criado no início do século XX. A 23 de Fevereiro de 1905, Paul P. Harris, advogado de Chicago criou o primeiro Rotary, “um lugar onde profissionais com conhecimentos distintos poderiam trocar ideias e fazer amizades significativas e duradouras”. O nome surgiu da prática inicial de fazer um rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado.
No Distrito 3450, de que Macau faz parte, estão registados actualmente 72 clubes, sendo os mais recentes os que surgiram na província de Cantão (desde 2013). No território existem seis clubes: Rotary Club de Macau (fundado em 1947), Rotary Club de Hou Kuong (1978), Rotary Club de Macau Central (1984), Rotary Club da Guia (1993), Rotary Club das Ilhas de Macau (1997) e Rotary Club da Amizade (2003)
, Rotary Club da Penha e Rotary Club da Pérola Oriental.


Membros fundadores do RCM em 1947 ano do reconhecimento oficial
Rotary Club of Guia: 1993

Na imagem acima pode ver-se o governador Albano Rodrigues de Oliveira num encontro do Rotary Club de Macau em 1948 no restaurante do hotel Riviera. O hotel, demolido na década de 1970, ficava na Av. Almeida Ribeiro, frente ao BNU. Imediatamente antes um envelope timbrado do RCM circulado em 1953.
O Rotary Club comemorou recentemente o 75º aniversário em Macau.

Sem comentários:

Enviar um comentário