terça-feira, 19 de julho de 2022

Um "avizo" curioso no "Boletim Official" de 1838

 

Na edição de 3 de Outubro de 1838 o governador Adriano Acácio de Oliveira Pinto publica um "avizo" onde informa que "nam obstante o Periódico semanal, que hoje se imprime nesta Cidade ter o Título de Boletim Official do Governo de Macao o Governo nam concorre para a sua redacçam com outros trabalhos, além das Peças Officiaes, que julga devêr mandar publicar, e que nada tem a ver com a redacçam, nem com as doutrinas no mesmo Boletim".

A 7 de Dezembro de 1836, o Governo português em Lisboa decretou que nas províncias ultramarinas se imprimisse um Boletim, cuja redacção ficasse a cargo do secretário do governo.  Só em 1838 o decreto foi aplicado em Macau. O primeiro número do "Boletim Official do Governo de Macao" saiu a 12 de Setembro desse ano. 
Até 1843, a administração colonial portuguesa de Timor e Solor, conjuntamente com a de Macau, fazia-se através do governo do Estado da Índia portuguesa sediado em Goa. A partir de 1844, Solor e Timor passam a depender administrativamente de Macau que deixa de fazer parte do Estado da Índia, passando Macau, Timor e Solor a ser uma única província ultramarina. O governador de Macau passa a ter o título de governador de Macau e Timor.
Entre 1856 e 1863, Solor e Timor voltaram a depender administrativamente do Estado da Índia e em 1866 retomaram o elo administrativo com Macau. Em 1896, a administração de Timor autonomizou-se da de Macau.
No primeiro número surge a informação de que era "impresso e publicado por M. M. D. Pegado na Typographia Macaense", que na verdade pertencia ao Dr. Wells Williams (1812-1884), missionário protestante, linguista e sinólogo americano. Ou seja, é de admitir que o nome de Pegado fosse utilizado apenas para o cumprimento da lei.
Número do final de 1838 com o símbolo da monarquia ligeiramente diferente

O Vol. 1 Nº1 de 8 de Janeiro de 1846 do "Boletim do Governo da Província de Macao, Timor e Solor" e o 'anúncio' do fim de dependência de Macau do "Governo Geral do Estado da  Índia" e a criação da "Província de Macao, Timor e Solor"

Sem comentários:

Enviar um comentário