sábado, 9 de julho de 2022

"Magazine Bertrand - Leitura Para Todos"

O "Magazine Bertrand - Leitura para Todos" da Bertrand Livreiros/Livraria Bertrand foi publicado entre 1927 e 1933, sob a direcção de João de Sousa Fonseca.
Os conteúdos eram os mais variados: pequenos contos, anedotas, crónicas femininas, cinema, moda, etc. Colaboraram no título inúmeros autores e ilustradores portugueses, incluindo Almada Negreiros. Abaixo a edição nº41 - Maio de 1930 - Capa de Jorge Barradas. 

Numa das edições pode ler-se "Magazine português e feito para dignificar a língua portuguesa, respeitando-a”. Preço de assinatura para “Índia, Macau e Timor” semestral: 35$00 e anual 68$00 e sendo registado 37$40 e 72$80 respectivamente.
Macau surge pelo menos em duas edições da Magazine Bertrand: 
No nº 46 de Outubro de 1930 é publicado um pequeno artigo não assinado intitulado "Macau Maravilha do Oriente" ilustrado com 6 fotos do "ilustre amador Constantino Alves de Almeida, "premiado no concurso fotográfico de Macau”. Aqui ficam algumas das imagens e as legendas originais...
As majestosas ruinas de S. Paulo do Monte

Baía da Praia Grande

O Farol da Guia, o mais antigo do extremo Oriente
(acrescento eu com a Casa de Manuel da Silva Mendes ao centro no sopé da colina)

Na edição nº 41 é publicada uma fotografia da entrada do Templo de Kun Iam Tong - na Av. Coronel Mesquita - da autoria de José Neves Catela (1901-1951).
 

Sem comentários:

Enviar um comentário