terça-feira, 5 de julho de 2022

Macau no "Atlas geográfico Ibero-Americano": 1ª parte

Situação Geographica
A provincia de Macau é formada pela peniísula de Ngaoman ou Macau na ilha de Ançã Hiang Chan que é uma das que se encontram nas bocas do rio de Cantão na costa da China e pertence na parte chinesa à de Cantão, pelas duas ilhas da Taipa a de Coloane, a de D. João e a parte setentrional de Vong Cam ou da Montanha, todas proximas daquella peninsula, e ao sul della fica situada a provincia. (...)
A península de Macau, com as ilhas da Taipa e Coloane, apresentam uma total de cerca de 10 kilómetros quadrados sendo a da peninsula de 3,23 kilómetros (...)
O comprimento maximo da peninsula é de 4,400 metros e a largura maxima de 1,680 metros. A fronteira corre através do estreito isthmo onde se acha a Porta do Cerco. Com o isthmo acha-se ligada por um dique a frondosa ilha Verde situada no ponto onde mais se alarga o canal a peninsula da banda do poente.
Clima 
O clima da cidade de Macau é bom e salubre. A temperatura media annual é de 23.3, a média das máximas 36.2 a das mínimas 5.2 tendo aquellas chegado a 38.3 e estas descido a 0. A primavera dura alli de abril a maio (...) e o inverno de dezembro a março.
O clima é bastante húmido. A humidade média de 78 a 87 (...) os meses mais húmidos são os de março abril e maio. O numero medio annual de dias de chuva é de 99.6 (...). A época das maiores chuvas é de maio a agosto na monção de sudoeste. (...) Os tufões do mar da China affectam frequentes vezes Macau. Vem quasi sempre em agosto, setembro e outubro mas algumas vezes passam em junho e julho e em novembro São ordinariamente pouco inten sos mas alguns tem causado grandes estragos. O de 1874 foi violentissimo destruindo muitos edificios sobretudo ao longo da Praia Grande e complicou-se com um incendio. Tambem fôra terrrível o de 1831.


Cidade de Macau
Compõe-se a peninsula de uma parte mais larga quadrangular, com duas faces orientadas a nordeste-sudoeste, entre o forte Mong há e a curva de Patane, e entre o forte de D. Maria II e o de S. Francisco, e outra mais estreita, também quadrangular, com as duas faces maiores menos inclinadas sobre o meridiano. A cidade (do Santo Nome de Deus) de Macau occupa a parte mais occidental da primeira e a maior parte da segunda. 
A costa oriental é quasi toda escarpada. A de nordeste forma a enseada de D. Maria II, com praia de areia preta. Ao sul da peninsula, em cujo isthmo se ergue o forte de D. Maria II em frente do qual ha um ilheu, extende-se a praia de Cacilhas; seguem-se varias curvas e pontas até a de S. Francisco sobresaíndo entre as elevações da costa, o monte da Guia.
Em S. Francisco começa a formosa curva da Praia Grande que termina no outeiro do Bomparto. Seguem-se as enseadas do Mainato e do Bispo, no sopé das elevações da extremidade da peninsula.
A costa occidental onde, com excepção da parte do sul, o terreno desce menos bruscamente para o mar, extende-se quasi linha recta até ao angulo de Patane; segue-se uma bahia que contorna a parte mais baixa de toda peninsula e é limitada ao norte pelo dique da Ilha Verde e por esta ilha.
Macau tem dois portos, a leste o da Praia Grande ou rada, desabrigado dos ventos do Norte e és-sueste, onde, pelo pouco fundo, os navios tem de ficar distantes, e a oeste o porto interior ou rio de Macau que é a extremidade de um braço do rio de Cantão, comprehendida entre a cidade e a ilha da Lapa. 
O porto interior acha se muito assoriado. A peninsula apresenta differentes outeiros graníticos, entre os quaes sobresaem o do forte de Mong há (55 m) que domina o isthmo, o da gruta de Camões, sobranceiro a Patane, o da Senhora Guia, junto da costa do nascente que é o mais alto (93 m) coroado por um forte com ermida e farol, o Monte (40 m )sobre que está a cidadella fortaleza de S. Paulo, que domina toda a cidade, o de S. Jeronymo, a Penha ou Outeiro do Bom parto (75 m), ao sul da Praia Grande onde alveja uma ermida e tambem houve um forte, e o outeiro da Barra no sopé do qual está o forte de S. Tiago da banda do poente .
Entre estes outeiros ha terrenos mais ou menos proprios para a agricultura especialmente ao norte.
A ilha Verde tem a forma conica e a elevação maxima de 49 metros. Extende-se a cidade de uma a outra costa em torno dos mencionados outeiros elevando-se por suas vertentes e tocando no mar ao nascente, ao longo da Praia Grande, e ao poente em quasi toda a extensão da peninsula.
É uma das mais formosas cidades portuguesas: o terreno moderadamente accidentado que occupa e contorna com bellos edificios de entre os quaes se destacam muitos de maior vulto e elegancia, o pittoresco dos outeiros e penedos, os arvoredos que entremeiam e enlaçam as  casarias e trepam pelas penhas, do nascente a amplidão do mar, do poente a vista de um bello porto animado pelo movimento de numero embarcações, formam um quadro encantador que se desfruta bem dos outeiros da peninsula. 
A cidade comprehende uma parte que se costuma chamar christã, mas em que tambem residem chinas; o Bazar, principal bairro china e outros que antigamente ficavam fora de portas e hoje estão mais ou menos intimamente ligados com as partes principaes da cidade. O Bazar, onde estão os mercados e que é o centro do commercio dos chinas, com muitas fabricas e estabelecimentos commerciaes, fica entre o porto interior e o Monte: é vasto e tem muitas ruas porém irregulares e muito estreitas e muitos beccos. As condições hygienicas se bem que más são hoje alli um pouco melhores mercê dos esforços do senado e do serviço de saúde. Os outros bairros chineses são o da Barra, o do Tanque do Mainato, con lindas chácaras, o Patane, adiante do Bazar, com grande actividade fabril e commercial, grandes depositos de madeira e vastos estaleiros, comprehendendo além do Patane propriamente dito que é um bairro urbano, as povoações de pescadores de Sanquiú e mais adiante Mong há extendendo se entre esta povoação e a precedente muitas hortas.
A cidade christã contém muitos edificios notaveis. Ao longo da Praia Grande extende-se uma bella avenida ladeada de elegantes predios, muitos delles com grandes varandas ou galerias e com jardins á frente. Na extremidade de nordeste fica o espaçoso Jardim Publico de S. Francisco. Entre as outras vias publicas mais notaveis nomearemos a Avenida Vasco da Gama. São em geral bonitas e largas e muitas casas têm jardins. Do lado do porto interior corre uma extensa linha de caes quasi em recta, sempre animada com o grande movimento commercial que alli se observa.
Os principaes edificios religiosos são a Sé, o paço episcopal contiguo, as igrejas de Santo Antonio, S. Lourenço. S. Lazaro, Santo Agostinho, S. Domingos e Santa Clara; o interessante frontespicio da igreja de S Paulo, destruida por um incendio em 1835 adornado de estatuas de bronze; o vasto edificio do Collegio de S José e a Santa Casa da Misericordia. O grande convento de S Francisco, hoje quartel. A mesma applicação têm os de S. Domingos e Santo Agostinho; no de Santa Clara está um collegio de meninas. 
Os outros edificios notáveis são: o vasto e elegante hospital de S. Januario, hospital civil de S. Rafael, o hospital militar e o de S. Lazaro, o palacio do governo a meio da Praia Grande, o do Leal Senado, o edificio dos tribunaes, o theatro de D Pedro V onde funcciona tambem o Clube Macaense, o elegante Club Militar ao pé quartel de S Francisco e o quartel da policia maritima, vasto, elegante e bem situado, proximo do mar, mas um pouco elevado, do banda do porto interior .
Ha quatro pagodes na cidade, sendo o da Barra e o das Portas do Cerco muito notaveis. O da Barra é o mais antigo, entrando o porto e passado o forte de S Tiago, vêem-se as suas construcções a subir pela encosta com escadarias e capellas no meio de frondosas arvores; o das Portas do Cerco, que é o segundo em antiguidade é o mais grandioso e rico; tambem o rodeiam bellos arvoredos. 
Nos arrabaldes ha boas quintas. Os governadores tem uma residencia campestre, o palacio da Flora. O jardim da gruta de Camões, hoje propriedade do Estado, é muito bello e pittoresco, a embora sem fundamento historico que suppoe ter o poeta preferido aquelle sitio e ter composto parte dos Lusíadas concorre para manter mais vivo na cidade o culto do grande epico associando a sua memoria a um logar formoso e aprazível.
Macau tem um lyceu nacional, uma imprensa nacional, com escolas annexas, um collegio de meninas denominado de Santa Rosa de Lima e o Collegio das Missões de S. José.
Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário