O Museu de Macau reúne um acervo de cerca de 4.000 peças de arte
de várias categorias com destaque para a cerâmica, pintura, mobiliário, têxteis,
documentos gráficos, numismática e ourivesaria. Para este post seleccionei algumas das aquisições mais recentes.
Pratos e caixa armoreados (na imagem a caixa com tampa) ca. 1735
Dois pratos e caixa com tampa, em porcelana da China da Companhia das Índias. A decoração é policromada com fundo adamascado, contendo as armas de Cosme Damião Pereira Pinto, fidalgo da Casa Real e Governador de Macau entre 1735-1738 e 1743-1747.
Raro jarro de porcelana ca. 1640
Jarro de porcelana azul e branco encomendado para o Colégio de S. Paulo, em Macau, fundado pela Companhia de Jesus em 1594. Tem o corpo ovoide, decorado com elementos vegetalistas e duas faixas largas: uma com representação de paisagem oriental e outra com duas caras com colares ladeadas por enrolamentos.
Travessa Navio Brilhante, CA. 1840
Travessa de um serviço mandado executar em 1840, de porcelana branca decorada com esmaltes azuis, de forma oval, com o navio Brilhante desenhado ao centro. O serviço foi encomendado pelo proprietário do navio, João António Alves, comerciante e capitão de navios, sediado em Macau, para oferecer ao tio de sua mulher, Miguel António de Sousa que, nos anos 20 ou 30 do séc. XIX, lhe emprestou o dinheiro para comprar o navio.
Caixa de chá com armas do Bispo de Macau D. Jerónimo José da Mata (1845 a 1862) em madeira lacada a negro com decoração a ouro com paisagens orientais.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário