quinta-feira, 4 de abril de 2019

Cheng Ming / Dia de Finados / 清明節

Na cultura chinesa são várias as datas dedicadas aos antepassados, sendo o Cheng Ming, o Dia de Finados (清明節) a mais importante.
Nesta data é prática habitual as pessoas deslocarem-se aos cemitérios com oferendas e flores; do ritual faz ainda parte o bater de cabeça, a limpeza das campas, ofertas de comida com leitão assado, bocados de cha shiu, galinha a vapor, ovos cozidos, pratos com frutas e outros acepipes, a que se juntam três taças de vinho e três conjuntos de fai tchis, que são colocados sobre a laje da campa, e a queima de pivetes de incenso.
Cemitério da Taipa: um dos maiores cemitérios chineses de Macau
Conhecido por Ching Ming (ou Cheng Ming, Cheng Meng ou Qingmin) o 5.º dos 24 termos do Calendário Solar Chinês é a data mais importante do calendário ritual, em que as famílias celebram o culto dos antepassados. O Festival tem lugar no 106.º dia depois do Solstício de Inverno, ou seja, no 15.º dia depois do equinócio vernal da Primavera (Chunfen)... E que este ano calha a 5 de Abril.
Assim, se explica que a expressão traduzida à letra, significa “claro e brilhante”, numa alusão aos dias de sol primaveris e à expressão "festival da pura claridade", também usada para designar este dia.
Wenceslau de Morais deixou para memória futura o testemunho desta celebração em Macau no final do século 19.



Sem comentários:

Enviar um comentário