domingo, 7 de abril de 2019

Mosteiro da Ilha Verde / 青洲修道院



Em 1828 a Ilha Verde foi comprada pelo colégio de s. José por 2 mil patacas. O anúncio acima foi publicado no Boletim Oficial no final do século 19.
Numa Portaria de 1842, a monarquia louva o trabalho dos padres na ilha e concede que ali sejam gastos parte dos "600 taeis" pagos anualmente para conservação da igreja e colégio de S. José pelo "Cofre de Macao".
Sendo presente a Sua Magestade a Rainha que o Reverendo Superior e mais Padres do Collegio de S José da Cidade do Santo Nome de Deos de Macáo adquiriram por compra a ilha Verde adjacente á mesma Cidade e que nella têm feito consideraveis melhoramentos tanto em beneficiar o terreno como na edificação de casa capella e muro que a cérca e defende dos estragos que sem elle lhe causaria o mar manda a mesma Augusta Senhora pela Secretaria d Estado dos Negocios da Marinha e Ultramar louvar o dito Reverendo Superior o Padre Joaquim José Leite e mais Padres do mencionado Collegio por haverem agricultado e tornado util um terreno que dantes estava em desprezo e recommendar lhes que continuem a conserva lo e melhora lo podendo applicar para isso algum residuo que lhes fique dos seiscentos taeis que pelo Cofre de Macáo annualmente se pagam para conservação e reparo da Igreja e casa collegial de S José e esta Portaria se registará nos livros do registo do Leal Senado da dita Cidade e o original se conservará no archivo do sobredito Collegio de S José.
Paço das Necessidades em 23 de Novembro de 1842 Joaquim José Falcão

Em 1886, parte da ilha foi arrendada para a construção de uma fábrica de cimento. Foi a primeira da China e manteve-se em laboração até 1925.
Postal ilustrado ca. 1905: à esquerda a fábrica de cimento e à direita o convento
Vista sobre a Ilha Verde cuja colina se eleva a 57 metros: década de 1960
Em chinês a zona é conhecida por: Qing Zhou (Oásis Verde) ou Lok Dao (Ilha Verde).
Convento da Ilha Verde, também conhecido como Mosteiro da Ilha Verde (青洲修道院) e Casa de Retiros da Ilha Verde (青洲避靜院), é um edifício religioso de estilo arquitetónico colonial português datado do início do século 19.
Postal ca. 1900/10: istmo que liga a península de Macau à ilha Verde já concluído, em comparação com a fotografia do final do século 19, ainda sem istmo.
Mais sobre a história da Ilha Verde aqui e aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário