domingo, 12 de março de 2023

Chaple in the Great Temple / Chapelle du grand temple / Kapelle in dem grosssen Temple

Auguste Borget
 
Thomas Allom

Chapel in the great temple, Macao / Chapelle du grand temple de Macao / Kapelle in dem grosssen Temple, Macao. Este é o título das imagens acima e que correram mundo na primeira metade do século 19, sendo das mais conhecidas de Macau nessa altura.
O desenho - do Pagode da Barra/Templo de A-Ma - de Thomas Allom (1804-1872) - pintor, desenhador, arquitecto - foi publicado num edição de 1846 da "New York Illustrated Magazine of Literature and Art" acompanhado de um excerto do livro "China: In a Series of Views, Displaying the Scenery, Architecture" com desenhos de T. Allom e texto do reverendo George Newenham Wright. A edição do livro foi referenciada em várias publicações do Ocidente logo no ano em que ficou disponível, 1843, nomeadamente na revista londrina "Lady's Magazine".
O livro teria múltiplas edições, nomeadamente a de 1858 intitulada "The Chinese Empire Illustrated: Being a Series of Views from Original Sketches, Displaying the Scenery, Architecture, Social Habits, &c., of that Ancient and Exclusive Nation".
Não existem provas de que Thomas Allom tenha visitado a China - embora tenha viajado até ao Médio Oriente - pelo que os seus desenhos (dezenas...) foram baseados em trabalhos de outros autores que estiveram de facto na China e em Macau, apenas de passagem, ou ali vivendo durante alguns anos, como Chinnery e Borget. Certo é que Allom não se limitou a copiar e que foi responsável por criar a primeira 'imagem' da China no Ocidente na primeira metade do século 19.

Sem comentários:

Enviar um comentário