terça-feira, 21 de março de 2023

"Hotel Kuok Chai também conhecido por Grand Hotel"

Ao fim de quase 30 anos ao abandono o antigo Hotel Kuok Chai/Grand hotel deverá reabrir no próximo mês de Agosto, depois de ter sido comprado por empresárias de Macau há poucos anos. Segundo a edição de hoje do Jornal Tribuna de Macau o agora denominado Grande Hotel, de duas estrelas,  "ocupa 10 pisos, disponibilizará 96 quartos e acolherá alguns espaços comerciais que poderão ser lojas de lembranças locais, de obras artísticas ligadas a Macau ou até um museu."
Foto de 1945

O hotel foi inaugurado a 7 de Março de 1941 (sexta-feira) sendo na altura o edifício mais alto do então império colonial português. Tinha 11 andares e ficava no fim da avenida Almeida Ribeiro (San Ma Lou) junto ao Porto Interior. Rivalizava em altura com o mais 'velhote' Hotel Central, que inicialmente teve menos pisos, mas que em 1942 passaria a ter nove.
Foto Fabricio Croce

A sua localização junto às pontes-cais do Porto Interior visava ir de encontro à principal porta de entrada dos turistas em Macau até à década de 1960. O público-alvo era a população chinesa.
Tinha três designações: Grande Hotel (português), Grand Hotel (inglês) e Kuok Chai (Tai Chan Tim), em chinês -國際大酒店. Ao total tinha 97 quartos, salão de dança no 1º andar, cabeleireiro e salão de chá no último andar - chegava-se de elevador - onde a vista sobre a cidade e as ilhas em redor, nomeadamente a Lapa, era de cortar a respiração, segundo relatos da época.
Na inauguração esteve presente o Governador de Macau, Gabriel Maurício Teixeira, e Sir Robert Ho Tung, que se deslocou de Hong Kong expressamente para o efeito.
Publicação do final da década de 1950

O hotel pertencia à família Fu que detinha na altura o monopólio do jogo. Foi projectado pelo engenheiro civil macaense João Canavarro Nolasco e Chan Kwan Pui em 1937 e construído pelo empreiteiro Tai Man Hou. Para a época apresentava linhas modernas características da corrente art deco: "O edifício articula‐se a partir de um corpo central, constituído pela torre que se estende a uma altura equivalente a 12 pisos (ca. 40 metros). De cada lado da torre, sobressai o corpo dos quartos que parecem suspensos na fachada."
A empresa que o explorou foi a Heng Vo, sociedade por cotas criada na altura com o capital social de cem mil patacas, divididas em partes iguais pelos dois sócios: Fok Pen Heng e Ung Heng Ip. Estava encerrado desde 1996.

Documento de Fevereiro de 1941

Sem comentários:

Enviar um comentário