terça-feira, 7 de março de 2023

Turistas dos cruzeiros no início do século 20

O primeiro cruzeiro da empresa Hapag nasceu de uma ideia puramente pragmática. Era o tempo dos grandes fluxos migratórios da Europa para os Estados Unidos. O Augusta Victoria, navio principal da Hamburg America Line (HAPAG) - demorava apenas 7 dias entre Southampton e Nova Iorque - passava o Inverno parado já que não fazia a travessia do Atlântico. 

Foi então que Albert Ballin teve a ideia de organizar um cruzeiro no Mediterrâneo durante esse período. A 22 de Janeiro de 1891, o Augusta Victoria partiu de Cuxhaven com 174 convidados da Alemanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos e uma tripulação de 245 elementos. O cruzeiro de dois meses foi um sucesso estrondoso. Estava aberto o caminho para um negócio que levaria os navios da empresa aos quatro cantos do mundo. 

Entre as inúmeros mordomias a bordo dos navios cruzeiro da Hapag, havia uma fotógrafo oficial da empresa. Oswald Lubeck foi um deles, no início do século 20. Tirou fotografias memoráveis enquanto o navio  - o SS Cincinnati, por exemplo (imagem acima) - fazia escala de alguns dias em portos como Hong Kong ou Tóquio. 

Nesta fotografia de Lubeck pode ver-se um grupo de turistas - acompanhado pelos condutores de jerinxás - cerca de 1910-14, a visitar uma fortaleza em Macau.
Numa primeira análise pareceu-me ser a fortaleza de N. Sra. do Bom Parto, localizada logo abaixo do Hotel Boa Vista, onde muito provavelmente estes turistas ficaram hospedados. No entanto, pesquisas posteriores provam que a "Fortaleza do Bomparto" foi desmantelada por "Ordem à Força Armada" publicada no Boletim Oficial em Abril de 1892 sendo as peças de artilharia (vulgo canhões) distribuídos pelas restantes fortalezas.
Fortaleza de São Tiago (da Barra) em 1899
Photogravura de P. Marinho a partir de fotografia de Carlos Cabral
Assim, a hipótese que se afigura como correcta é a foto ter sido tirada da plataforma inferior da Fortaleza de São Tiago da Barra, edificada em 1622, sendo uma das mais antigas de Macau. Só foi 'desmantelada' do equipamento militar na década de 1930 e passou a funcionar como pousada na década de 1980. Recorde-se que por volta de 1910 já existia acesso a esta fortaleza por estrada do lado da Praia Grande. Foi quando ficou pronta uma avenida marginal - que recebeu o nome de Avenida da República - que passou a ligar o Porto Exterior ao Porto Interior por uma estrada costeira.

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