O primeiro cruzeiro da empresa Hapag nasceu de uma ideia puramente pragmática. Era o tempo dos grandes fluxos migratórios da Europa para os Estados Unidos. O Augusta Victoria, navio principal da Hamburg America Line (HAPAG) - demorava apenas 7 dias entre Southampton e Nova Iorque - passava o Inverno parado já que não fazia a travessia do Atlântico.
Foi então que Albert Ballin teve a ideia de organizar um cruzeiro no Mediterrâneo durante esse período. A 22 de Janeiro de 1891, o Augusta Victoria partiu de Cuxhaven com 174 convidados da Alemanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos e uma tripulação de 245 elementos. O cruzeiro de dois meses foi um sucesso estrondoso. Estava aberto o caminho para um negócio que levaria os navios da empresa aos quatro cantos do mundo.
Entre as inúmeros mordomias a bordo dos navios cruzeiro da Hapag, havia uma fotógrafo oficial da empresa. Oswald Lubeck foi um deles, no início do século 20. Tirou fotografias memoráveis enquanto o navio - o SS Cincinnati, por exemplo (imagem acima) - fazia escala de alguns dias em portos como Hong Kong ou Tóquio.
Fortaleza de São Tiago (da Barra) em 1899 Photogravura de P. Marinho a partir de fotografia de Carlos Cabral |
Sem comentários:
Enviar um comentário