Tuesday 12th January 1836
The Protestant Chapel in Macau, which has been closed since the dissolution of the Company*, was reopened last Sunday and services will be held by the American Reverend Bridgman who has hither to organised services at the American factory. The chapel can seat 100 people.
Terça-feira, 12 de Janeiro de 1836
A Capela Protestante de Macau, que se encontra encerrada desde a dissolução da Companhia*, foi reaberta no passado domingo e os cultos serão prestados pelo reverendo americano Bridgman que até agora tem organizado cerimónias na feitoria americana. A capela tem capacidade para 100 pessoas.
A notícia é de 12 de Janeiro de de 1836. *A referência é feita à East India Company, a Companhia Britânica das Índias Orientais que criou o cemitério protestante a respectiva capela em 1822 (embora surja no muro a data 1814 e o nome da East India Company, o que poderá explicar o facto do edifício ter começado por albergar a tipografia da empresa que publicava livros e jornais). Quando a empresa perdeu o monopólio do comércio com a China em 1834 a capela ficou encerrada durante dois anos reabrindo em 1836. A versão actual do edifício corresponde a uma reconstrução ocorrida em 1922.
Cemitério protestante numa gravura ca. 1860. Ao fundo as traseiras da fachada das Ruínas de S. Paulo e a Fortaleza do Monte. |
Sem comentários:
Enviar um comentário