domingo, 8 de maio de 2022

Dois livros de Danilo Barreiros

"A paixão chinesa de Wenceslau de Morais" é um livro da autoria de Leopoldo Danilo Barreiros editado em Lisboa pela Agência Geral do Ultramar em 1955.


















"O Testamento de Camilo Pessanha", de Danilo Barreiros, edição de 1961 (Bertrand) com capa de de Pedro Barreiros (1943-2022).
"(...) Na realidade Camilo Pessanha deixara-se dominar completamente pelo vício que os chineses dizem ser dos “virtuosos”. Estivesse onde estivesse, mesmo no tribunal, como Juiz ou advogado, Camilo Pessanha, chegada a hora de fumar o ópio, abalava alucinado, para satisfazer o invencível desejo que o torturava. Magro, esquálido, a barba hirsuta, o cabelo colado à testa, semi-nu sobre o leito, aspirando voluptuosamente o longo cachimbo sobre a chama amarelada da lâmpada de cristal, que lhe projectava a sombra desfigurada nas paredes obscurecidas, tendo no semblante a expressão hipnótica dos opiómanos, Camilo Pessanha parecia ter surgido das espirais de fumo do milenário incensador de bronze onde queimava sândalo aos Budas, demónios, guerreiros e filósofos que lhe assombravam o quarto. Os olhos fulgurantes, dilatados, denunciavam a vida intensa do seu espírito ávido de beleza que, nesses momentos, desprendido da matéria inerte, planava livremente no Mundo irreal que só ele conhecia. (...)"

Sem comentários:

Enviar um comentário