quarta-feira, 25 de maio de 2022

"Nam Van" por Henrique de Senna Fernandes

"Nam Van é o nome chinês da Praia Grande. O longo areal de antanho, de curva graciosa, transformar-se no deslize de séculos, em artéria elegante, centro nevrálgico da vida da Macau e zona residencial preferida pela população. 
Nasci nas suas proximidades e grande parte da minha infância decorreu à sombra das suas árvores centenárias. Vivo hoje mesmo à esquina, numa moradia onde fiz a minha casa e o meu lar. Em certas noites de silêncio e de mistério, ouço o rumorejar das águas, batendo nos granitos, trazendo, com a brisa, os mais estranhos perfumes tropicais. 
A Praia Grande, com a paisagem dos seus juncos e a odisseia dos seus lorcheiros heroicos e aventureiros, inspirou-me os primeiros escritos e embalou-me os sonhos incipientes de escritor. A Praia Grande alimentou o fundo da minha sensibilidade e imaginação, com a nostalgia dos seus crepúsculos e a tristeza das suas neblinas de inverno."

1 comentário:

  1. Que texto tão bonito, segui o link e fiquei a saber que afinal conheço o autor pelo livro "amor e dedinhos de pés", dos poucos livros que guardo

    ResponderEliminar