sexta-feira, 6 de maio de 2022

Ennio Belsito e MSM e a atracção pelo Oriente

Desconheço se a pintura foi feita em Macau ou em Itália, já que MSM nas viagens entre Lisboa e Macau por vezes fazia escala em Itália. A biografia do pintor também não tira a dúvida, de tão escassa que é. Ainda assim, sabe-se que Belsito pintou entre 1901 e 1948. MSM chegou a Macau em 1901 e ali morreu em 1931 tendo feito várias viagens a Portugal nesse período.
Era filho do genovês Giuseppe Belsito, comandante da Marinha Mercante que frequentava habitualmente os portos do Extremo Oriente, e irmão de Orazia Belsito, um poeta e escritor muito activo nos anos do fascismo e autor do livro The Days of Fascism, publicado em 1929. Os dois chegaram a viver em Roma e muitas vezes acompanharam o pai nas suas viagens ao Oriente, incluindo China e Macau, onde o pai morreu em 1920.
Interessado pelos aspectos da vida quotidiana, Ennio Belsito colocou na tela um realismo quase fotográfico como se pode atestar nas imagens que seleccionei. Segundo os peritos em arte Belsito teve uma espécie de atracção fatal pelo Oriente - um aspecto comum a MSM - sendo muitos dos motivos das suas pinturas. 
Em cima uma pintura de grandes dimensões (188x90cm) intitulada "portuale cinese" (porto chinês), de ca. 1910. Em baixo uma pintura intitulada La cantatrice cinese (cantora chinesa - pei pei chai) de 1909 e com as mesmas dimensões do anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário