terça-feira, 1 de novembro de 2022

A "Flora Macaense"

O Jardim da Flora, de estilo europeu, está situado no sopé do Monte da Guia, paralelo à Avenida Sidónio Pais, e é o maior dos jardins de Macau. Começou por pertencer ao Palácio ou Palacete da Flora, uma aristocrática mansão portuguesa que chegou a ser a casa de Verão dos governadores mas cujas origens remontam a 1848 e ao padre Vitoriano José de Sousa e Almeida que nesse ano comprou uns terrenos e pediu ao arquitecto macaense Tomás de Aquino que desenhasse um palacete e foi feito um jardim em redor. Por volta de 1873 o padre vendeu o terreno e o edifício ao governo de Macau.
A imagem acima é de 1874/75 - muito provavelmente da autoria de Lai Afong - vendo-se ao fundo o forte de Mong Ha.
A 13 de Agosto de 1931 uma explosão num paiol situado nas imediações destruiu por completo o palácio e outros edifícios nas imediações, provocando ainda vários mortos e feridos.
No jardim actual a arcada em pedra da entrada foi, em tempos, a casa da guarda do palácio.  Uma das características deste espaço é o pequeno zoo que possui, incluindo um aviário.

Vejamos mais elementos sobre a história deste espaço. Numa edição de 1868 do Boletim da Província de Macau e Timor onde pode ler-se:
"Sabemos que o governo comprou as ruinas de um jardim na estrada do campo outrora chamado Flora Macaense o qual vai ser apropriado com os devidos reparos para jardim botanico e ponto de reunião publica aos domingos. Também nos dizem que vai ali estabelecer-se uma estação de policia e que de policia, e que ha projecto de abrir na frente d'este jardim, uma larga estrada, que atravessando os campos de Mong há, porá este lado do campo em communicação directa com a estrada de Santo Antonio. Igualmente se projecta o reunir a agoa das duas fontes que existem atraz do jardim n'um só deposito publico. (...)"

No mesmo boletim e no mesmo ano, foram publicados - ver acima - um "aviso" e um "annuncio".
Bento da França escreve assim em 1890:
"Nos arrabaldes da cidade encontram-se algumas quintas bem cuidadas sendo para especialisar a residência campestre dos Governadores denominada Palácio da Flora que hoje tem habitação e dependências esmeradamente tratadas."
Em 1895 nas Jornadas pelos Mundo, o Conde de Arnoso - que conheceu o espaço - escreve:
"É deveras bonito o pequeno palácio da Flora, habitação também do governador, e onde se veem, ao lado d'um jardim do estylo de Le Notre, os viveiros d'onde saíram as arvores que actualmente povoam as encostas de Macau."
Curiosidades:
 - A 28 de Março de 1894, uma Portaria Provincial determinou que deixe de ser paga pelo cofre das obras públicas de Macau a despeza ordinaria dos jardins do palacio do governo e do palacio da Flora, quando ali residir o governador.
- Em 1882 foi construído um quartel de polícia nas imediações do Palácio da Flora.

1 comentário:

  1. belo jardim que pode ser visto por este link
    https://
    www.youtube.com/watch?app=desktop&v=oYOu3bF6Hxo

    ResponderEliminar