Uma das mais recentes mensagens que recebi de um leitor do blog, do Reino Unido, começa assim:
"What a wonderful blog site you have on Macau. I found it whilst researching the history of a car I have which I believe is actually the only known survivor of that first race and it is in that connection that I write to you.
I am the owner of the Morgan (...) first owner was Gordon ‘Dinger’ Bell (1923-1981). I bought her in Hong Kong in early 1968 and, when I retired from Hong Kong Government service in 1997 brought her back to England."
"Que blog maravilhoso você tem sobre Macau. Encontrei-o enquanto pesquisava a história de um carro que tenho e que acredito ser o único sobrevivente conhecido daquela primeira corrida do GP; e é nesse sentido que lhe escrevo. Eu sou o dono do Morgan (...) o primeiro dono foi Gordon ‘Dinger’ Bell (1923-1981). Comprei-o em Hong Kong no início de 1968 e, quando me aposentei da função pública de Hong Kong em 1997, trouxe-o de volta para a Inglaterra."
Assina a mensagem Dick Worrall que acrescenta:
"Here in the UK there is a big (heavy too) new book on famous Morgan cars and my car, “Betsy”, has a whole chapter to herself entitled “The Macau Grand Prix Morgan”. Some years ago an international car magazine called her “The Macau Morgan”. In all “Betsy” appeared on the Macau GP circuit about five times. The first was in 1954; the second at the Classic Car Race of the 25th anniversary of the GP (1978) and the last time in 1985.She is the reason that the Classic Car Club of Hong Kong was formed."
"Aqui no Reino Unido há um novo livro (grande e pesado) sobre os famosos carros Morgan e o meu carro, 'Betsy', tem direito a um capítulo inteiro intitulado 'The Macau Grand Prix Morgan'. Há alguns anos uma revista internacional de automóveis chamou-lhe “O Morgan de Macau”. Ao todo “Betsy” apareceu no circuito do GP de Macau cerca de cinco vezes. A primeira foi em 1954; a segunda na Corrida de Carros Clássicos, nos 25 anos do GP (1978) e a última em 1985. Ela (a Betsy) é a razão pela qual o Classic Car Club de Hong Kong foi formado."
O primeiro Grande Prémio de Macau aconteceu nos dias 30 e 31 de Outubro de 1954. A prova principal, no dia 31 (domingo), começou 3 minutos depois do meio-dia. Contou com 15 participantes numa corrida de quatro horas ao longo de 51 voltas ao Circuito da Guia com uma extensão de 3,9 milhas (6,27 Kms). O Triumph TR 2 de Eddie Carvalho foi o vencedor, enquanto Gordon 'Dinger' Bell estabeleceu a volta mais rápida em 4 minutos e 12 segundos ao volante de um Morgan Plus 4 (nº 7) com a matrícula XX2795.
O carro ainda hoje existe e será muito provavelmente o único 'sobrevivente' da primeira edição da prova.
Na primeira edição do GPM o método da partida foi o denominado "tipo Le Mans", ou seja, os carros estavam de um lado da pista e os pilotos do outro lado tendo de correr para as viaturas, ao sinal de partida, para começarem a prova. Neste tipo de partida o Morgan (nº 7) foi o primeiro a sair para a pista (imagem acima). Liderou durante as primeiras 5 voltas e estabeleceu o recorde da volta mais rápida mas acabou por avariar e não terminou a corrida. Recordo o relato de José dos Santos Ferreira (Adé) sobre a prestação do Morgan: "O ‘Morgan’, rapidíssimo, tomou logo a dianteira, fechando a primeira volta com quase um terço do percurso de avanço sobre o segundo. Porém, antes de fechar a 5.ª volta, ao passar junto da guarita que fica na curva do reservatório de água, para infelicidade do condutor, saiu-lhe uma roda no carro, vindo este a ficar inutilizado para o resto da prova. O motorista, contudo, não sofreu nada, pois que a viatura, apesar da velocidade que trazia, vinha encostada ao muro do Porto Exterior, tendo o condutor a presença de espírito de não largar o volante e conduzir o carro travando até parar completamente, mas já na rampa que desce para a água." Curiosidade: produzido pela primeira vez em 1950, o modelo britânico ainda hoje é fabricado. |
Informação adicional pode ser encontrada no livro "Morgan the march of progress", da autoria de Charles Neal. Faz toda a história desde 1909 até aos dias actuais com um total de 288 páginas e mais de 400 imagens.
PS: A próxima edição do GPM realiza-se entre 17 e 20 de Novembro. É também o mês em que o blogue Macau Antigo celebra mais um aniversário (14º) pelo que haverá um passatempo onde os leitores podem habilitar-se a ganhar livros sobre Macau. Mais detalhes muito em breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário