domingo, 19 de fevereiro de 2023

Planta da Cidade e Península do Nome de Deos Macao na China

Regresso a esta "planta" sobre a qual já antes publiquei um post para dar a conhecer a legenda dos locais assinalados. Estamos perante, muitos provavelmente, um mapa do final do século 17, um dos últimos feitos de acordo com a cartografia vigente durante os séculos 16 e 17 onde uma das características era representar o território visto da ilha da Lapa sobre o Porto Interior.
"Planta da Cidade e Península do Nome de Deos Macao na China":
1. Muro do Cerco (Porta do Cerco) 2. Pagode junto do Cerco (Templo de Lin Fong) 3. Lugar onde se sepultam os chinas 4. Fortaleza de N. Sra. da Guia (e ermida) 5. Hospital de S. Lázaro 6. Mo Há e Pagode (Povoação e templo Kun Iam Tong). 7 Fotaleza do Monte 8. Cazas do Governador 9. Colégio de S. Paulo 10. Freguesia de Sto. António 11. Mosteiro de S. Clara 12. Convento S. Francisco 13. forte de S. Francisco 14. Porta da Cidade para o Campo 15. Muro da cidade 16. Sé Catedral 17. Convento de S. Domingos 18. Misericórdia 19. Caza do Senado 20. Convento de S. Agostinho 21. Forte de S. Pedro (fortim) 22. Colégio de S. José 23. Freguesia de S. Lourenço 24. Capela do Bom Jesus (Penha) 25. N. Sra. da Penha 26. Forte N. Sra. do Bom Parto 27. Pagode dos Chinas (Templo de A-Ma, na Barra) 28. Fortaleza da Barra 29. Ilha Verde.

Para melhor contextualizar o mapa/planta seleccionei alguns excertos do livro "Memoria sobre Macao", de José de Aquino Guimarães e Freitas, Coimbra, 1828:
Aspecto topographico 
A cidade está montada sobre um terreno montanhoso circumstancia que lhe outorga uma fysionomia pintoresca e aprazivel. (...)
As ruas são estreitas porém calçadas e os canos que abrigão rapidamente engolem as aguas das chuvas. A Cidade é murada assim da banda do N. como da do S. 
Daquella, duas portas a communicão com a campanha entre as quaes se eleva o Forte de S. Paulo do Monte; desta dous Fortes a limitão entre os quaes, a cavalleiro, se vê a Ermida de Nossa Senhora da Penha que antigamente foi uma fortificação. Tres Fortes defendem a bahia e o ingresso do Porto em cuja entrada apparece o de Sant'Iago e n'uma alcantilada montanha, fóra das mencionadas portas, o Forte de Nossa Senhora da Guia, dominando o mar e todo o espaço adjacente. 
Um extenso Caes, chamado Praia-grande, da parte d' E., em frente da bahia, offerece uma morada deliciosa, pois demais desta vantajosa positura, é banhada pelos ventos refrigerantes durante o Verão e se esquiva da furia aquilonea na estação invernosa. A parte occidental goza a vista do Porto e a de uma ilha que pela sua constante primavera se arrêa com o merecido nome de Ilha-verde. (...)
Fontes - Só duas possue a Ilha o ambas fóra dos muros da Cidade uma ao N; ao Sul a outra. A agua é primorosa. (...)
Fortificações -  Seis Fortes: S Paulo do Monte, Nossa Senhora da Guia, Sant'Iago da Barra, Bom Parto, S. Francisco e S. Pedro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário