sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Vergel de Plantas e Flores da Província da Madre de Deus dos Capuchos reformados da Índia Oriental

Frei Jacinto de Deus nasceu em Macau em 1612 e morreu em Goa em 1681. Filho do português Pedro Soares Vivas e de Cecília da Cunha, "mulher nativa da China", Jacinto de Deus era neto do português Tomás Brás da Fonseca, que exerceu importantes cargos em Macau, onde foi provedor da Misericórdia.
Aos 18 annos "recebeo o Serafico habito da reformada Provincia da Madre de Deos de Goa a 13 de Julho de 1630". Foi "Deputado da Inquisiçaõ de Goa de que tomou posse a 30 de Outubro de 1671". Morreu no Convento da Madre de Deos de Goa a 8 de Maio de 1681, aos 69 anos. Deixou várias obras publicadas. Nas imagens a primeira edição do livro "Escudo dos Cavaleiros das Ordens Militares" impresso em Lisboa em 1670.

Em 1937 Charles Boxer dedicou-lhe um pequeno livro de 12 páginas, impresso na Escola Tipográfica do Orfanato, "Um macaense ilustre Frei Jacinto de Deus 1612-1681".
Num anúncio publicado no boletim Oficial de Macau em finais do século 19:
“Acaba de ser reimpresso e acha-se à venda um excerto de um livro muito curioso, intitulado Vergel das Plantas e Flores, composto por Fr. Jacinto de Deus, natural de Macau. O excerto traz o título de ‘Descrição do Império da China, precedida de algumas notícias sobre os conventos de S. Francisco e de Santa Clara em Macau. Os que quiserem comprá-lo dirijam-se: aos srs. De Sousa & Cª., Hongkong; ao sr. Lino d’Almeida, Escola Comercial, Macau; ao sr. Luiz Lubeck, Shanghai. Preço $2 por exemplar. Hongkong, 4 de Abril de 1878”. Originalmente a obra foi publicada em 1690.
Essa reedição de 1878 (Hong Kong), "Descrição do Império da China, Precedido de algumas notícias sobre os Conventos de S. Francisco e de Sta. Clara em Macau", excerto do Vergel de Plantas e Flores da Província da Madre de Deus dos Capuchos reformados da Índia Oriental, contém informações referentes a Macau e à história da Ordem dos Franciscanos, bem como a missionação no século XVII e, ainda, descrições da China e costumes chineses, bem como referências ao Japão, Malaca e Cochinchina.
Tem um total de 240 páginas e está dividida em duas partes: uma sobre a acção da Ordem dos Capuchos (Franciscanos) e, a outra, uma descrição detalhada sobe o Império da China e seu governo. Numa primeira parte, tem oito capítulos (da página 1 a 52),com a fundação do Convento dos Frades Menores ou dos Capuchos (Franciscanos) e do Convento das Clarissas (de Santa Clara ou das Capuchas), em Macau, assim como as suas vicissitudes nestas paragens. Da página 53 a 229, segue-se a “Descriçao do Império da China”, com 12 capítulos (designados por Excelências). Por último, mais três capítulos (da página 229 a 240), que são a continuaçao da primeira parte (capítulo IX, X e XI), em que retoma a historia dos Franciscanos nestas paragens, sendo um capítulo sobre a ida dos Franciscanos à Cochinchina, o outro, na China e, o último, em Malaca.

Sem comentários:

Enviar um comentário