quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

A "Nova Avenida de Mong-Ha"

Na toponímia local existiu o Largo do Pagode de Mong-Ha. Ficava em frente do templo chinês Kun lam Tong, também conhecido por Pagode de Mong-Ha, como se pode verificar a legenda do postal ilustrada abaixo. O 'largo' viria a desaparecer aquando da construção do que hoje se conhece pelo nome de Avenida do Coronel Mesquita (designação existente desde a década de 1920), mas que no início não tinha este nome, chamava-se Nova Avenida de Mong-Ha. 
Vejamos então as origens deste arruamento tendo por base o que escreveu o engenheiro Adriano Augusto Trigo, director das Obras Públicas de Macau entre 1919 e 1925: "Toma-se para base do novo alinhamento uma linha paralela ao Pagode Kun Iam Ku Miu e o cunhal do Pagode Kun Iam Miu, dando-lhe uma largura de 17 metros até ao alinhamento já dado da casa de habitação de Tong Lai Chuen. A Avenida ficaria com passeios arborizados, de 4 metros de largura, e uma faixa de rodagem de 9 metros."

Curiosidade: o troço da avenida de Almeida Ribeiro entre a Praia Grande e o Largo do Senado começou por denominar-se Av. Coronel Mesquita, isto, no final da década de 1910 e o início da de 1920. Quando o edifício sede do BNU estava em obras - foi inaugurado em 1925 - era esse o topónimo referido.

Sem comentários:

Enviar um comentário