quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

"Igreja dos Ventos Calmos"

Charles Graham é autor de várias ilustrações de Macau na primeira metade do século 19. Para este post seleccionei uma que retrata a rua Central perto da igreja paroquial de S. Lourenço (à direita), numa perspectiva lateral identificável pelas 'torres gémeas'. Foi publicada na obra "Sketches in China" publicada em Londres em 1840.
Erguida por volta de 1558, a igreja de S. Lourenço foi reconstruída, em taipa, em 1618, e reparada de 1801 a 1803. Seria totalmente reformulada - por causa dos estragos causados pelos tufões - pelo arquitecto macaense José Tomás d'Aquino, entre Abril de 1844 e Janeiro de 1846, passando a ter os contornos neoclássicos que ainda hoje ostenta.
Destacava-se das demais igrejas do territórios pelas acentuadas características arquitectónicas europeias, nomeadamente a amplitude da nave única, apenas cortada pela existência de duas pequenas capelas laterais, constituindo uma reduzida cruz latina.
Foi ainda sujeita a obras de beneficiação em 1897-98, em 1954 e 2006.
Conhecida em chinês por Feng Shun Tong, "Igreja dos Ventos Calmos", era dali que as famílias abastadas avistavam a chegada dos navios à baía da Praia Grande (a igreja fica nas traseiras do Palácio do Governo).
Na ilustração pode ainda ver-se ao centro a escadaria bem como uma cruz no adro da igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário