quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

'Carta' de Macau numa pintura sobre tela do século 17

Esta representação de Macau, pintura sobre sobre tela, de autor desconhecido, muito provavelmente inspirada numa 'carta' de Pedro Barreto de Resende, remonta à segunda metade do século 17 e faz parte do espólio do Arquivo Histórico Nacional nº 1 da China (Pequim).
De grandes dimensões (1010mmx1850mm), esta peça foi muito provavelmente produzida em Macau e terá sido oferecida ao imperador chinês Kangxi (1654-1722) - que estava no cargo desde 1662 -  no âmbito da viagem/missão diplomática que Bento Pereira Sarmento de Faria, cidadão de Macau, fez no ano de 1678.
Algumas fontes - ver por exemplo a bibliografia referente a uma outra embaixada à China, de 1670 - dão conta de que a execução, encomendada a um pintor local, custou dois pardaus.
E esta não foi a única oferta. Aliás, a mais conhecida e singular foi... um leão que tinha sido trazido de Moçambique a expensas do vice-rei da Índia. O presente foi bastante apreciados, segundo o historiador Charles Boxer.
O imperador Kangxi e o leão (xilogravura da época)
Bento fora secretário da embaixada de Manuel de Saldanha em 1670 mas desta vez liderou a 'embaixada' em nome dos cidadãos de Macau para confirmar a lealdade de Macau ao imperador e solicitar autorização para prosseguir o comércio de forma livre.

1 comentário: