terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

"Amacao" no "The Map of China"

Na imagem um mapa da China incluído na obra History of that Great and Renowned Monarchy of China, da autoria de Álvaro de Semedo, publicado em Londres em 1655.
Detalhe da localização de "Macao"

É um dos primeiros mapas da China a ser publicado na Europa tendo por base fontes chinesas.
O livro teve várias edições e na edição britânico inclui a legenda: "An Exact Mapp of China, being faithfully Copied from one brought from Peking by a Father Lately resident in that City. 1655".
A primeira edição, em espanhol, é de 1642: "Imperio de la China i cultura evangelica en él, por los religiosos de la Compañia de Jesus". 
Apenas em meados do século XX, a obra foi editada em português, após a tradução da versão italiana feita por Luís Gonzaga Gomes dando lugar ao livro Relação da Grande Monarquia da China", editado em Macau em 1956 e reeditado em 1994.
O curioso é que da edição original não fazia parte nenhum mapa.
Vejamos a explicação de como 'surgiu' este mapa. Na verdade foi comprado por um marinheiro britânico - capitão Saris - a um comerciante chinês em Bantam (actual Indonésia) e mostrado pela primeira vez num livro de Samuel Purchas, composto de vários volumes, sendo o primeiro publicado em 1625. 
Eis o título: "Hakluytus posthumus or Purchas his Pilgrimes. Contayning a History of the World, in Sea voyages, & lande Travells, by Englishmen & others... in four fower parts, each containing fiue bookes"...
PS: este mapa tem ainda mais 'estórias' para contar; voltarei ao tema um deste dias....
Localização de "Amacao" no livro de Purchas de 1625
O mapa tem uma legenda em chinês e inglês: "The Map of China"

Sem comentários:

Enviar um comentário