quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

"Destruction of St. Paul's Church": 1835

Na edição de 3 de Fevereiro de 1835, uma terça-feira, o jornal The Canton Register, noticiava o incêndio que alguns dias antes - início pelas pelas 18 horas do dia 26 de Janeiro - destruiu por completo a igreja de S. Paulo (Madre de Deus) e o colégio anexo, ficando apenas a fachada (feita de granito) e a escadaria. Ainda houve uma tentativa de reconstrução mas não se concretizou.
A versão que mais habitualmente se encontra na bibliografia é que o fogo teve origem na cozinha do colégio (a lenha armazenada para fazer as refeições), mas segundo esta notícia o incêndio começou na casa da guarda. Como a maior parte do material usado na construção era madeira esta foi consumida pelas chamas em pouco mais de duas horas.
"Fire at Macao - Destruction of St. Pau'ls Church
On Monday night the 26th instant this ancient and superb edifice was totally destroyed by fire. From it's conspicuous situation, standing on almost the highest ground within the walls of Macao, the grand and awful sight of the blazing pile was visible to the whole city. The fire originated in the guard-house, which was a part of the building, and occupied by soldiers. The church was built by the jesuits in 1602. We hope to see a full account of this melancholy event in the next Chronica de Macao."
"Incêndio em Macau - Destruição da Igreja de São Paulo
Na noite de segunda-feira, dia 26, este antigo e soberbo edifício foi totalmente destruído pelo fogo. Da sua localização notável, quase no ponto mais elevado dentro das muralhas de Macau, a grandiosa e terrível visão da pilha em chamas era visível para toda a cidade. O fogo teve origem na guarita, que fazia parte do edifício, e ocupada por soldados. A igreja foi construída pelos jesuítas em 1602. Esperamos ver um relato completo deste evento melancólico na próxima edição do Chronica de Macau."
Curiosidade: Entre o pouco que se salvo do incêndio estava a relíquia de S. Francisco Xavier - pedaço de osso do braço do Santo Apóstolo do Oriente.

Sem comentários:

Enviar um comentário