A Macao Air Transport Company (MATCO), nascida em Hong Kong - com outros sócios - no ano de 1947 pela iniciativa de Pedro José Lobo e dirigida pelo filho Roger Lobo, serviu principalmente para o transporte de ouro.
O logótipo da empresa tinha 'demasiadas' semelhanças com o brasão de Macau mas a designação era assumidamente a versão inglesa.
Anúncio de 1961 publicado em Hong Kong |
Nas imagens abaixo um bilhete de passageiro e respectiva bagagem chamando-se a atenção para as "condições do contrato". Nestas destaco a indemnização limitada a 30 mil dólares em caso de morte e 4 mil dólares por danos/perda de bagagem, e o facto de qualquer diferendo que pudesse ocorrer entre o cliente e a empresa ter de ser resolvido nos tribunais de Hong Kong, onde era a sede da empresa. Entre algumas situações em que a empresa declinava responsabilidade mencionava-se qualquer acto de guerra ou pirataria.
Macao AirTransport Company: MATCO
A viagem entre Kai Tak e o Porto Exterior de Macau - aviões anfíbios - durava 15 minutos e custava cerca de 40 dólares de Hong Kong (simples) e 75 dólares (ida e volta).
Também era conhecida pela designação Companhia de Transportes Aéreos de Macau*, Lda., era considerada a companhia aérea internacional mais pequena do mundo.*na década de 1990 surgiu a Companhia de Transportes Aéreos Air Macau, S.A.R.L.
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