terça-feira, 30 de março de 2021

O 'foto-jornalista' Jules Itier

Os daguerreótipos de Jules Alphonse Eugéne Itier (1802-1877) foram descobertos no final da década de 1970 pelo coleccionador Gilbert Gimon. Feitos no final da primeira metade do século 19 são considerados os primeiros registos fotográficos de Macau e da China
Surgem no contexto da assinatura do primeiro tratado entre França e China, o Tratado de Huangpu/Whampoa, assinado em Outubro de 1844 e cujas negociações decorreram no templo de Kun Iam em Macau
Jules  Itier era inspector de alfândegas, diplomata e fotógrafo amador, um daguerreotipista' tendo conta a tecnologia disponível na época e acompanhou o diplomata francês Joseph Théodose Marie Melchior de Lagrené (1800-1862) numa missão à China iniciada em 1843.
Na prática os franceses pretendiam algo parecido com o que os ingleses conseguiram um ano antes com acordo que se seguiu à guerra do ópio com a China.
Lagrené estava mandatado pelo governo francês para apenas negociar um tratado comercial mas viria a conseguir também o fim da proibição do cristianismo na China ditado pelo imperador Yongzheng em 1724. Nas negociações com o comissário imperial Qiying, teve um papel decisivo Joseph-Marie Callery, que vivia em Macau e dominava o mandarim servindo de intérprete.  
A assinatura formal do documento ocorreu a bordo do L'Archiméde a 24 de Outubro de 1844.
Em Fevereiro de 1846 o imperador Daoguang emitiu um édito legalizando o Cristianismo na China. 
Actuando como um jornalista dos tempos modernos Itier registou para a posteridade, em texto e imagens, os vários momentos da expedição e das negociações e assinatura do tratado. A delegação francesa ancorou em Macau a 14 de Agosto de 1844.
Delegação chinesa e francesa no templo de Kun Iam em Macau onde decorreram as
negociações do Tratado de Whampoa entre os impérios de França e da China.

4 Nov. 1844: M. Durant e Kum Chou, secretário de Paw Sse Chen

Joseph Marie Callery

Curiosidades: Um dos maiores feitos fotográficos de Itier na China foi uma panorâmica de Cantão obtida a partir de um telhado. Feita com recurso a mais de uma dezena de daguerrreótipos foi inspirada num desenho feito semanas antes por François-Edmond Pâris (1806-1893), o comandante da corveta a vapor L'Archimède, uma panorâmica a 360 graus de Macau. Sobre isso publicarei brevemente um post.
Quanto a M. Durant era um importante comerciante em Macau.

Sugestões de leitura:
- Correspondance diplomatique chinoise relative aux négotiations du traité de Whampoa conclu entre La France et La China le 24 octobre 1844, Joseph-Marie Callery, Paris, 1879 (imagens acima)
- Journal d’un Voyage en Chine, 1843, 1844, 1845, 1846, Jules Itier, Paris, 1848
- Ambassade française en Chine. Journal de Voyage, Ferrière Le Vager, Paris, 1854

Sem comentários:

Enviar um comentário