terça-feira, 23 de março de 2021

Cadeia: Rua e Beco

O Beco da Cadeia está situado junto da Rua dos Cules, tendo a entrada entre esta rua e a actual Rua do Dr. Soares (desde 1937... antes denominava-se Rua da Cadeia... daí a proximidade), em frente da Calçada do Tronco Velho. Já a Rua do Dr. Soares começa na Rua dos Cules e termina na Avenida de Almeida Ribeiro. Ou seja era ali que fica a primitiva cadeia.
Para ilustrar este post escolhia esta fotografia tirada na "Gruta de Camões" em 1906 por Mann Fook. No verso da fotografia (emoldurada) pode ler-se: 
"Wen Man Fook Photographer Painter Portraiture Enlargement in all styles Nº 1 Rua da Cadeia, Macao."
Antes este fotógrafo - que também surge sob o nome Man Foc - tinha estúdio no Largo da Caldeira*, no Porto Interior. 
* o topónimo não existe actualmente (há a Rua da Caldeira) e a área corresponde sensivelmente à actual Praça de Ponte e Horta.
Na zona (Freguesia de S. Lourenço) existe ainda um outro topónimo que remete também para o cárcere. Refiro-me à Calçada do Tronco Velho, antiga designação de cadeia, cárcere, prisão.
A cadeia pública ficava ali, entre o Leal Senado e o Convento de Sto . Agostinho. A 5 de Setembro de 1909 os presos passaram para a cadeia na Colina de S. Miguel. Também existiu a rua e a Travessa do Tronco Velho, mas ambos os topónimos foram extintos.

Sem comentários:

Enviar um comentário