quinta-feira, 4 de março de 2021

Macau e a Fábrica de Louça de Sacavém

A Fábrica de Loiça de Sacavém (FLS) foi uma importante unidade industrial de produção cerâmica fundada em 1856/58 na freguesia de Sacavém, concelho de Loures. A sua importância ficou plasmada na expressão "Sacavém é outra loiça!". Actualmente é sede do Museu de Cerâmica de Sacavém.
Na imagem pode ver-se uma serigrafia da FLS - para a produção de um azulejo em formato quadrado - criada na década de 1950/60. No desenho pode ver-se um dragão e uma figura humana representando um chinês com traje típico e o sistema de transporte denominado pingaA serigrafia de 28 x 22 cm faz parte do fundo documental da FLS.
Outra das referências de Macau na história da FLS aconteceu durante a participação na 1ª Exposição Colonial Portuguesa realizada no Porto em 1934. No evento onde a então colónia de Macau também esteve representada, a FLS teve o seu próprio pavilhão no edifício e nos jardins do Palácio de Cristal.
Na imagem acima - do estúdio fotográfico Alvão, Porto - uma vista parcial do pavilhão da FLS podendo ver-se dois dos oito painéis de azulejos da autoria de António de Castro Mourinho (1892-1963) que decoravam o exterior do pavilhão.
No painel do lado esquerdo pode ver-se no topo o Escudo de Portugal várias embarcações. No lado direito, o painel tem no nome o Brasão de Armas de Macau e em baixo uma cena do quotidiano com população chinesa em primeiro plano tendo ao fundo uma paisagem que pretende ser representativa de Macau. 
Os painéis contêm inscrita a expressão "Fábrica de Loiça de Sacavém - 1934"
O painel de Macau visto em detalhe
Tem por base o brasão em vigor desde 1932 (imagem acima)

A face de um dragão está em destaque no conjunto de azulejos. Segundo a mitologia chinesa, o dragão (l龍 ou 龙, lê-se long) foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku para participarem na criação do mundo e é um dos 12 animais do horóscopo chinês. Entre os vários significados simboliza poder e sabedoria.
Agradecimentos:
Câmara Municipal de Loures. Divisão de Cultura. Unidade de Património e Museologia. Museu de Cerâmica de Sacavém.

Sem comentários:

Enviar um comentário