sexta-feira, 5 de março de 2021

"Maccavw”

Dos vários nomes com que o território surge em documentos dos séculos 16 e 17 este "Maccavw" é provavelmente o mais peculiar. É o título de uma estampa do território produzido na primeira metade do século 17 servindo de ilustração ao relato da viagem que o médico Seyger van Rechteren realizou à Ásia entre 1629 e 1633 ao serviço da Companhia Holandesa das Índias Orientais
A referida esatampa surge incluída em várias obras, nomeadamente em "Generale beschrijvinghe van Indien, ende in't besonder van't coninckrijck (...), de Johan Van Twist*, publicada em 1638. Excerto: "De Stadt Macaron ofte Maccauw (A cidade de Macaron ou de Maccauw)" e em "Begin ende Voortgangh Van de Vereenighde Nederlantsche Geochtroyeerde Oost-IndischeCompagnie" publicado por Isaac Commelin em Amesterdão no ano de 1646.
Macau é visto a partir da ilha da Lapa sobre o Porto Interior, destacam-se as várias colinas do território, a Porta do Cerco à esquerda, algumas fortificações, nomeadamente a Fortaleza do Monte ao centro (ver bandeiras) e ainda a igreja Mater Dei (vulgo S. Paulo) e a imensa escadaria.
* mercador, foi o primeiro governador holandês de Malaca em 1641 quando os holandeses conquistaram a região aos portugueses dando início a um domínio que, mesmo cedido aos britânicos em alguns períodos, durou até ao início do século 19.
Curiosidade: um painel de azulejos que reproduz esta 'estampa' pode ser visto em Macau, na Travessa do Meio junto ao Largo da Sé; no local estão outros painéis que reproduzem antigas representações do território.

Sem comentários:

Enviar um comentário