segunda-feira, 29 de março de 2021

Breve história da indústria dos brinquedos

A primeira fábrica de brinquedos em Macau remonta à década 1960. O têxtil dominava a economia local a par do fabrico de panchões e da pesca. Na década de 1970 o sector dos brinquedos cresce mas só no final dessa década dá um salto tecnológico.
Era preciso diversificar a indústria local. Entre 1980 e 1982 abriram 31 novas fábricas de brinquedos, flores artificiais e produtos electrónicos (aparelhos de rádio, binóculos, máquinas fotográficas, etc...). Em 1985 estes já significam 31% das exportações do território. Em 1988 já existiam 59 fábricas que davam emprego a 7 mil pessoas. Nesse ano o sector representava 10% do total de exportações. Mas o fim aproximava-se. As fábricas da Matchbox e Harbour Ring fecham e muitas mudam-se para a China continetal: Kam Long Industrial Co. Ltd., Sin Nung Toys Factory, Ho Tin Industries Ltd., Perfekta Toys Ltd., Wing Tat Plastic Toys Factory, etc...
Interior de uma fábrica de brinquedos. Fotos Hans George Roth
Recibo de Transporte de Brinquedos ponte-cais 27: 1984
Exportação para os EUA
Durou pouco mais de duas décadas a indústria dos brinquedos em Macau mas levou o nome do território aos quatro cantos do mundo. Hoje já são objectos de colecção muitos brinquedos "Made in Macau".


Sem comentários:

Enviar um comentário