domingo, 14 de fevereiro de 2021

Topographia e Orographia de Macau

Topographia e orographia de Macau
A pequena possessão portugueza da China na linguagem de Faria e Sousa era uma pequena ilha arida e em grande parte semeada de rochedos que a tornavam facil de defender e propicia para aquelles que se dedicavam á pirataria. As grutas formadas pelos seus rochedos serviam de refugio a numerosos bandidos que d alli saiam a infestar as ilhas visinhas. Alvaro de Semedo na sua Relação da China referindo se á ilha de Macau a que os chinezes chamavam Gauxau diz que é pequena e por tal forma cheia de rochedos que é facil de defender e por isso mesmo muito propria para covil de bandidos. Sonnerat na sua viagem ás Indias Orientaes e á China refere que os portuguezes em premio das suas victorias sobre os piratas obtiveram uma pequena ilha secca e arida á entrada do Rio de Cantão na qual edificaram Macau. Froger na Relação da Primeira Viagem dos francezes à China diz que Macau está situada na ponta d uma grande ilha.
As proprias chronicas chinezas escrevem que sob o reinado da dynastia Ming tendo vindo negociar a Cantão alguns navios portuguezes lhes fôra permittido construir cabanas nas ilhas exteriores para alli residirem cabanas que eram demolidas depois da partida dos navios mas que depois que S. M. Imperial decretara que todos os annos se percebesse d elles um direito territorial foi então que começaram as edificações de casas em Macau.
Todos estes extractos da interessante Memoria sobre a soberania territorial de Portugal sobre Macau do sr Nogueira Soares são accordes em que o terreno da nossa colonia Macaense era uma ilha exterior deshabitada secca arida pedregosa e accidentada.
Seria pois uma ilha ou já uma peninsula no estabelecimento aqui dos portuguezes. Parece me provavel que tivesse na verdade sido anteriormente uma ilha mas já em 1557 transformada em peninsula pelos depositos das aguas e cujo isthmo fosse talvez ainda coberto pelas prea mares.
Hoje este isthmo é formado de terrenos alluviaes modernos e de areias soltas. Extende-se primeiro na direcção geral de N a S e na extensão de 720 e largura de 200m. Alargando-se depois rapidamente para E a sua direcção geral inclina se um pouco para 0 e prolonga se na extensão de 3 650m. Do lado oriental a costa irregular recortada de bahias e de restingas salientes é banhada pelas aguas do mar da China e do lado occidental pelas aguas do porto interior que consiste no pequeno canal que separa as ilhas de Sham chau da da Lapa.
A grande bahia de D Maria Il é limitada por um pequeno cabo coroado pelo Forte do mesmo nome formando ao S a bacia de Cacilhas á qual se segue uma costa muito pedregosa e accidentada na direcção geral de NE e na extensão de 2 400m até á restinga de S Francisco onde se abre novamente a bahia da Praia Grande separada das pequenas bahias do Mainato e do Bispo pelas restingas do Bom Parto. Da nova restinga do Tanque Mainato ou de Sancta Sancha continua a costa pedregosa e accidentada até voltar para Poente tornear a Fortaleza da barra e seguir para o N ao longo de todo o porto interior actualmente regularisado por um muro do caes que affecta uma curvatura geral de grande raio na direcção da Ilha Verde. 
Mapa de 1889
Este pequeno rochedo conico mas vestido de verdura levantava se no meio d um consideravel alargamento do canal interior mas hoje acha se quasi ligado com a terra pelos grandes depositos de vasa que as aguas alli têm deposto.
A peninsula mede pois approximadamente na sua maior extensão 4 400 e na maxima largura 1 680 metros sendo a sua area de cerca de 330 hectares aos quaes dentro em pouco se lhe addicionarão mais 100 a 150 em estando mais adiantado o grande assoriamento do canal que separa a Ilha Verde do Isthmo e das Portas do Cerco ou mais 360 se se executar o projecto de que adiante tractarei.
Esta pequena lingua de terreno é grandemente accidentada e formada d uma serie de pequenos outeiros ou pincaros de rocha d entre os quaes as alluviões e os depositos das aguas d oulras epochas formaram planicies que constituem hoje varzeas para a cultura de hortas e de arrozaes Aquellas pequenas collinas quasi todas coroadas por fortalezas podem contar se distinctamente em numero de oito sem regularidade alguma geometrica na sua distribuição como é usual em terrenos primitivos e de origem ignea. 
São estas as da Fortaleza do Cerco com a altitude maxima de 55, a do forte de D Maria II com a de 50, a do Pharol da Guia com a de 93m atraz da qual se extende uma pequena planura de proximamente 38m de altitude a da Fortaleza do Monte com a altitude de 40m a do Forte de S João com a de 68 a de S Lourenço com a de 22 a da Senhora da Penha com a de 75m e finalmente a do Forte de S Thiago da Barra com a de 77m.
Dentro em pouco deverá addicionar se lhe a da Ilha Verde que deve ter a altitude de 49m. Estas altitudes sobre o nivel medio das aguas são extrahidas da carta de Macau levantada em 1865 e algumas grosseiramente apreciadas por um nivelamento barometrico para o qual me servi d um barometro aneroide portatil. As varzeas cultivadas e que pouca importancia agricola têm pela sua pequenez são situadas na parte mais larga da peninsula e podem medir 40 a 60 hectares. A porção pedregosa improductiva e montanhosa andará por 60 a 70 hectares. Finalmente a superficie edificada e a das suas ruas estradas jardins e cemiterios orçará por 200 a 210 hectares.
in "O Porto de Macau: ante-projecto para o seu melhoramento", Adolpho Loureiro, Coimbra, 1884 (escrito em Macau nesse ano) 
Nota: Imagens não incluídas no livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário