quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

"Demonstração da Cidade de Machao"

Esta planta intitulada “Demonstração da Cidade de Machao” foi publicada no "Livro do Estado da India Oriental" de Pedro Barreto de Rez(s)ende em 1646 e teve por base uma outra de Macau incluída no Livro das Plantas de António Bocarro e Pedro Resende de 1635*.

"Machao" e "Macháo" foram dois termos muitos utilizados no século 17 para denominar Macau. Eis um exemplo numa carta datada de 22 de Março de 1616:
"Viso-rey da India, amigo, eu el rey vos envio muito saudar para me resolver na petição que os Padres da Companhia que residem na cidade de Machao me fizeram acerca de lhe dotar o collegio que tem na dita cidade convém me mandeis informação do que lhes tem procedido do Caldeirão de Machao com vosso parecer para com isso lhe mandar deferir como houver por meu serviço a qual informação enviareis por vias a Ruy Dias de Menezes do meu conselho e meu secretario
Escripta em Lisboa a 22 de março de 1616
Arcebispo de Lisboa Para o viso-rey da India - via Sobrescripto Por el rey Ao viso rey do Estado da India."
Predominam as fortificações militares bem como as muralhas do sistema defensivo da cidade. Representa-se ainda edifícios residenciais e igrejas (repare-se nos enormes largos nas imediações). Fora das muralhas estão assinaladas pequenas aldeias chinesas. A Fortaleza do Monte e o Colégio e Igreja de S. Paulo estão ao centro.
Em baixo detalhes da "Demonstração" onde assinalei algumas legendas.
Característica comum das representações gráficas de Macau do século 17 era a perspectiva "à vol d’oiseau" (como o corvo voa) vendo-se de frente o Porto Interior e no canto inferior esquerdo a Porta do Cerco.
Na imagem abaixo, ao centro, destaca-se o formato trapezoidal da Fortaleza do Fonte, construída numa área de 10 mil m2, entre 1617 e 1626, e durante muito tempo a principal estrutura defensiva do território. Surge também a Fortaleza e Ermida da Guia bem como a fortaleza de S. Francisco.

* Excerto do "Livro das Plantas de Todas as Fortalezas, Cidades e Povoações do Estado da Índia Oriental" (1635):
"Ha na dita cidade de Machao setenta e tres peças de artilharia de ferro (...) porque tem esta terra hua fundição das milhores que ha no mundo, assy de bronze, que antigamente tinha, como de ferro."
Referência à fundição de canhões de Manuel Tavares Bocarro.

Sem comentários:

Enviar um comentário